Estação Cultural recebe 2ª Edição da SBO Games, nos dias 23 e 24 de agosto

  • Feira de jogos digitais terá exposições de desenvolvedores independentes, além de palestras com especialistas, workshops e show com músicas temas de games

 

  • O autor do livro ‘Você é o que você compartilha’, Gil Giardelli, será um dos palestrantes e abordará a colaboração como peça-chave para a inovação digital

A Fundação Romi recebe, nos dias 23 e 24 de agosto, a 2ª edição da SBO Games, uma feira de jogos digitais que apresenta ao público conceitos teóricos e práticos sobre a produção de games e suas aplicações. O evento, que será na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste (SP), pretende mostrar, através de workshops, estandes e palestras de especialistas, que este mercado não produz apenas entretenimento, mas também é um importante meio na transmissão de mensagens e desenvolvimento de carreiras e empresas. A participação é gratuita.

A feira tem o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste e da Fundação Romi. Além de patrocínio da Actio Sistemas, assessoria de comunicação da Booplr Design Studio e a IGDA-Campinas como uma das organizadoras.

Programação

Um dos destaques da SBO Games 2014 é a presença do autor do livro “Você é o que você compartilha”, Gil Giardelli, para uma palestra no sábado, às 14h30. Estudioso da cultura digital, com mais de 15 anos de experiência, é web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. Em sua palestra, Gil Giardeli, fará uma análise das mudanças que a tecnologia trouxe para o dia a dia das pessoas. Para ele, que também é professor da ESPM e CEO da empresa Gaia Creative, a colaboração e o compartilhamento são peças-chaves nessa nova revolução.

A diretora da Sýndreams Aceleradora, Sandra Elizabeth, também é uma das palestrantes do sábado, às 10h30. Com o tema, “Aplicando Lean Startup no Desenvolvimento de Games”, ela irá abordar uma possível alternativa para o este mercado crescer de forma ágil, assertiva e com custos reduzidos.

O desenhista, artista plástico e estudante de artes visuais da UNICAMP, Rafael Ghiraldeli, fecha o ciclo de sábado, às 16h30, com a palestra “Técnicas de Colorização no Photoshop”, na qual irá ensinar como utilizar a ferramenta em uma explicação passo a passo.

No domingo, às 15h15, o professor e pesquisador da FATEC de Americana, Cleberson Forte, dará a palestra “Projetando Aplicações de Realidade Aumentada Móvel Baseadas em Aprendizagem Situada”, em que propõe um framework conceitual para ser utilizado para facilitar o planejamento da aplicação, melhorar a colaboração e a comunicação entre pesquisadores e profissionais com formações diferentes em uma equipe de desenvolvimento multidisciplinar.

Já às 17h15, será a vez da palestra “Game Design: jogos, brincadeiras, heróis e narrativas” com o Lead Game Designer da Ilex Games, Marcelo Rigon. Com mais de 10 anos de experiência na indústria de jogos como programador e game designer, Rigon já produziu mais de 100 games educacionais e, atualmente, está desenvolvendo seu segundo jogo de entretenimento.

A feira também terá uma atração para quem, além de interessado em games, também é apreciador de uma boa música. Um show do rockeiro Giovani Mendes, no domingo, às 13h30, vai relembrar hits que fizeram sucesso ao serem temas de jogos consagrados, como Top Gear Theme, Super Mario Theme e Wanderer on the Offensive, do jogo Shadow of The Colossus.

Além das palestras, a 2ª edição da SBO Games terá apresentações de desenvolvedores de jogos independentes. Com a montagem de diversos estandes, os criadores poderão participar de um workshop de Business Model Canvas com Nivaldo Silva (NJS Consultoria), mentor da Sýndreams Aceleradora.

Confira as novidades na programação e a lista dos expositores confirmados no site sbogames.com.br

Mercado promissor

Segundo Alan Ricardo Gomes, desenvolvedor de games no Laboratório de Tecnologia Educacional da UNICAMP e um dos organizadores do evento, as atrações irão sanar dúvidas sobre o universo dos jogos. “É uma área em plena expansão, porém ainda nebulosa. Portanto, os temas das palestras buscarão ajudar o desenvolvedor no aprimoramento das técnicas, melhoria de conteúdo e também na realização de um plano de negócio, que possibilita ao criador de games uma vida estável com a profissão”, explica.

A superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, aponta os games como importantes instrumentos na evolução do ser humano atualmente.  “O jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual. A inserção da tecnologia no contexto educativo, por exemplo, se faz cada vez mais importante. Hoje, é por meio da internet que os jovens expressam seus sentimentos, reforçam ligações com seus pares e, principalmente, aprendem e absorvem informações”, ressalta.

A realização da SBO Games conta com a parceria de Sýndreams Aceleradora, Bottoníacos, Fênix, Master Games, Rei do Pen Drive, We, TV In, Microcamp, Jornal Diário de Santa Bárbara e Mcdonald´s

Primeira edição

Com público estimado em 500 pessoas nos dois dias de evento, a Estação Cultural foi sede da primeira edição da SBO Games, em 2013, com palestras de profissionais do segmento e exibições de desenvolvedores em áreas variadas, como saúde, educação, meio ambiente e marketing.

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções de qualidade gratuitas e para todos os públicos nos doze meses do ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram dos seus projetos, eventos e exposições.

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

Comentários

Notícias relacionadas