24Horas RMC 

Estação Cultural realiza oficina de luteria no próximo sábado

O luthier barbarense Marcos Roberto Portes irá falar sobre os vernizes sintéticos e naturais usados na construção de violas e violões

estacao_cultural 

A Estação Cultural de Santa Barbara d´Oeste recebe neste sábado, 09 de novembro, uma oficina sobre luteria, a arte de construir e reparar instrumentos musicais de corda. O luthier barbarense Marcos Roberto Portes irá explicar aos participantes como usar vernizes sintéticos e naturais em violas e violões, com uma demonstração prática de envernização com goma laca, uma resina natural usada para conservar os instrumentos. A oficina é gratuita e terá início às 14h.

 

Segundo o luthier Marcos Roberto Portes, a iniciativa é aberta a todas as pessoas que gostam de música e tem interesse em saber como é a fabricação artesanal de instrumentos musicais. “Nosso trabalho exige tempo, dedicação e muito amor por essa arte milenar”, explica o luthier, que em 2012 foi premiado no Concurso Nacional de Luteria Enzo Bertelli, realizado anualmente na cidade de Tatuí.

 

Luteria (ou lutheria) é uma palavra de origem francesa que designa a arte de construir e reparar instrumentos musicais de corda.

 

A Estação Cultural fica na Av. Tiradentes, 2, no Centro de Santa Bárbara. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4833. A participação é gratuita.

 

Serviço:

Oficina de luteria: “Vernizes Sintéticos e Naturais”

Data: 09 de novembro, sábado

Horário: 14h

Local: Estação Cultural – Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste.

Inscrições gratuitas

 

 

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta