19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi lança mais três oficinas culturais on-line no canal do YouTube da Fundação Romi

Compartilhe essa notícia!

Desde do início da pandemia do novo coronavírus a Estação Cultural da Fundação Romi está com suas atividades presenciais suspensas. Foram adaptadas ações para o mundo virtual, como as tradicionais Oficinas Culturais que acontecem todos os anos. Neste período, elas estão disponíveis no canal do YouTube www.youtube.com/FundacaoRomi, e podem ser vistas, e revistas, sempre que quiserem. Durante o mês de setembro foram lançadas mais três: duas com abordagem do tema fotografia e uma com a aplicação da técnica de tie dye.

Na Oficina Fotografia On-line, a fotógrafa Bruna Piva compartilha os pilares essenciais da técnica, como enquadramento e composição. “Hoje, mais do que nunca, a fotografia e o vídeo estão presentes em nosso dia a dia. Com a pandemia, isso acabou se intensificando, se tornando ferramentas fundamentais para a continuidade de muitos trabalhos, e também como forma de comunicação”, comenta Bruna. “A fotografia evoluiu, e hoje temos muitas possibilidades como celulares e aplicativos. Para fazermos fotos a partir de dispositivos muito simples, precisamos trabalhar nosso olhar, e é isso que conversamos nesta oficina”, finaliza a fotógrafa.

A oficina de tie dye, de amarração e tingimento, é com orientação do professor de artes Ivan Leme. “É uma técnica simples, com aplicação prática das formas de amarração, que montam as estampas coloridas, com tingimento de roupas, mas a mesma pode ser aplicada a sapatos, máscaras, entre outros objetos de vestuário”, explica o professor de artes.  “Vamos aplicar a técnica de tye die em uma camiseta, de preferência de tecido de algodão, por ter uma melhor absorção da tinta. Usamos tinta de tecida para o tingimento”, finaliza.

Uma segunda oficina na área de fotografia ensina a construção de uma Câmera Escura, aparato esse que permite a captação de uma imagem. “A oficina tem como norte o entendimento do mecanismo de câmera fotográfica a partir da construção de uma câmera escura. Historicamente esse foi o primeiro passo para concretização do que conhecemos hoje como fotografia, o que se procurou fazer posteriormente foi a fixação da imagem em uma superfície. Sendo assim, a câmera escura foi parte fundamental desse invento que revolucionou, principalmente, no século XX. Portanto, com a construção de uma câmera escura de maneira lúdica e artesanal é possível descobrir um pouco sobre como forma-se uma imagem e pouco da história dos processos fotográficos”, pontua a fotógrafa Bruna.

No canal do YouTube da Fundação Romi www.youtube.com/FundacaoRomi você encontra todas as oficinas culturais on-line realizadas durante este período de isolamento social.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória mais 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!