26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

20 anos de Léo Sallum

Compartilhe essa notícia!

20 anos do Centro Cultural e Biblioteca Dr. José Assad Sallun – Prof. Léo Sallum

A equipe do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi traz uma pesquisa temática. Desta vez é um levantamento de fontes sobre a história do Centro Cultural e Biblioteca Dr. José Assad Sallun – Prof. Léo Sallum que completa 20 anos dia 21 de setembro.

A pesquisa foi elaborada pelos assistentes de documentação do CEDOC André Villani e Fernado Falcetti que relatam que a  cidade de Santa Bárbara d’Oeste, a partir da segunda metade do século XX teve um crescimento populacional devido a uma corrente migratória de vários Estados brasileiros, o que deu origem a muitos bairros na Zona Leste.  “Com o crescimento dessa região aumentou também o número de estudantes, e surgiu a necessidade da criação de um centro cultural e de uma biblioteca para atender aos jovens e toda a comunidade. Em março de 1999 tiveram início as obras e em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado o Centro Cultural e Biblioteca Dr. José Assad Sallun – Prof. Léo Sallum”, explica a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Toda a construção do centro cultural e biblioteca estiveram a cargo dos funcionários municipais, desde a fundação, terraplenagem até os detalhes finais, totalizando 18 meses. O centro cultural e biblioteca foi projetado com 765,96 metros quadrados de construção com dois pavimentos. A parte inferior do prédio foi planejada para funcionar a biblioteca municipal com salas para leitura, pesquisa, estudos e acervo. O piso superior foi preparado para ser um espaço de cursos, exposições, teatro e eventos culturais. O fundo do prédio foi projetado para leitura ao ar livre, com dois quiosques. Na frente do edifício foi construída uma praça com espelhos d’Água.

Uma curiosidade é que em 1999, o governo federal solicitou aos municípios brasileiros que denominassem alguma obra que fosse inaugurada no ano 2000, fazendo uma referência aos 500 anos do Brasil. Poderia ser uma praça, um prédio público entre outras. Sendo assim, o município de Santa Bárbara d’Oeste decidiu denominar de “Praça Brasil 500 Anos”, a praça localizada em frente ao Centro Cultural e Biblioteca Dr. José Assad Sallun – Prof. Léo Sallum.  A Praça Brasil 500 Anos foi projetada pelo arquiteto Paulo Rogério Passos Cham. Na época da inauguração contava com um passeio, bancos, iluminação e espelhos d’água com bicos de fonte luminosa e uma escultura de uma “Nau” feita em chapa de aço sobre uma estrutura de concreto em forma de livro construída pelo artista plástico barbarense Antônio Alfonso.

A pesquisa histórica completa com reproduções de jornais da época, além de uma biografia do Professor Léo Sallum o pode ser visualizadas no site do CEDOC. Acesse o conteúdo:  https://fundacaoromi.org.br/fundacao/index.php?pag=padrao&op=cedoc&id=3603&op2=not&cat=pesquisa-tematica

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica – CEDOC é um  espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. É uma importante fonte de pesquisa para jornalistas, estudantes, entre outras pessoas que buscam informações sobre a região de Santa Bárbara d’Oeste. Realiza projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes e Processamento Técnico de todos os documentos recebidos. O acervo disponível para consulta é composto por mais de 300.000 mil documentos. No CEDOC são considerados documentos históricos toda informação registrada independente de forma ou suporte (física ou digital), em função de seu valor informativo, testemunhal, que servirão para conferir autenticidade a algum acontecimento histórico ou utilizado como fonte para pesquisas. O CEDOC está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

 

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!