Especialista fala sobre o novo profissional do mercado e dá dicas para se destacar


Professora da IBE-FGV, Patricia Pousa afirma que não basta ter talento, é preciso correr atrás dos objetivos

 

Segundo estudos da Fundação Getulio Vargas (FGV), a economia brasileira está em recessão técnica. Os dados analisados indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu dois trimestres seguidos. A última vez que o país registrou cenário semelhante foi no final de 2009, no auge da crise financeira mundial. O momento não é animador, mas especialistas garantem que existe luz no fim do túnel.

 

“A crise que vivemos hoje sempre parece ser a maior de toda a história da humanidade. E não é assim. Toda mudança vem precedida de uma crise. Nas adversidades surgem as oportunidades. Fixar os olhos no cenário negativo pode impressionar o profissional, impedindo-o de enxergar suas competências e as mudanças do mercado”. É o que prega a professora da IBE-FGV, Patrícia Pousa, especialista em Gestão de Pessoas, Qualidade, Projetos e Planejamento Estratégico.

Neste contexto, o mercado de trabalho se transforma muito rapidamente. “Vivemos na sociedade do conhecimento, da informação e da hipercompetitividade. Por isso, mudança é fundamental. O profissional precisa soltar o velho e estar aberto para o novo”, diz a professora.

“Este modelo de mercado exige um trabalhador motivado e orientado para desafios, além de ser totalmente comprometido com o negócio. Perante a crise, essas qualidades são indispensáveis para os dias de turbulência”.

 

Ela avalia que, para ser bem-sucedido na carreira e conquistar as promoções nos cargos desejados, é necessária a construção constante de uma imagem profissional positiva no ambiente corporativo. Segundo a especialista, o novo profissional do mercado é capaz de aprender e manter-se atualizado. Interdisciplinaridade, autoconhecimento e autodesenvolvimento também são características importantes para o momento atual.

 

Patrícia Pousa faz um alerta para aqueles que estão acomodados. “Não basta ter talento. Tenha disciplina e muita resiliência em direção aos seus objetivos e mostre otimismo. As possibilidades são infinitas”.

 

De acordo com ela, é permanente a necessidade de crescer e superar a alienação, pois o conhecimento é fundamental no transcorrer da vida. “É através do conhecimento que o ser humano encontra a sua plena realização, apura e desenvolve as múltiplas capacidades e se esforça por dominar, pelo estudo e pelo trabalho, o próprio mundo. Por isso, para a carreira profissional, quanto mais conhecimento melhor”.

 

Dicas

Investir na qualificação e aperfeiçoamento;

Fazer especializações;

Cursar um MBA;

Dominar outros idiomas;

Buscar leituras constantes;

Estudar o cenário da área onde deseja trabalhar;

Praticar o networking.

 

 

 

 

Comentários

Notícias relacionadas