13 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

ESF da Praia Azul promove palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis

Compartilhe essa notícia!

A ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Praia Azul promoveu na manhã desta sexta-feira (8) uma palestra sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação fez parte da campanha Dezembro Vermelho, de conscientização sobre a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções, como Sífilis e Hepatites B e C.

 

“Expliquei e mostrei como é feito o uso da camisinha feminina e também falei a respeito dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, os quais são realizados aqui na unidade, além de todas as questões relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis”, explicou a médica Tibisay Salcedo, que ministrou a palestra.

 

Ela abordou a temática para um grupo de aproximadamente 40 pessoas e se disse muito satisfeita pelo alcance das informações prestadas. “Foi um momento muito enriquecedor, pois houve boa adesão do público presente. A prevenção é regra básica quando o assunto é infecção sexual, seja ela qual for. É nisso que apostamos todas as nossas fichas, ou seja, informar e esclarecer as pessoas sobre como se precaverem”, complementou.

 

Dezembro Vermelho

 

Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho é marcada por uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.

 

As ações estão em consonância com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

 

A campanha deve promover destaque em prédios públicos com iluminação na cor vermelha, promoção de palestras, veiculação da campanha nas mídias, entre outras iniciativas.

 

 

Por Amauri de Souza (MTb 27.493)

 

Fotos: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!