fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Ergonomia em casa: como adaptar o espaço do home office para preservar a saúde

Trabalhos remotos precisam ser realizados em locais confortáveis, senão acabamos nos tornando improdutivos e desenvolvemos problemas de saúde. Neste caso, considerar ajustar o ambiente para uma melhor experiência garante um trabalho seguro.

 

Quando falamos em cuidar da saúde, muita gente já imagina uma alimentação balanceada e exercícios. Mas se manter saudável também é tomar alguns cuidados diários que garantem a salubridade e um corpo sem dores. Principalmente agora, com a COVID-19, em que muitas pessoas estão trabalhando em home office e precisam de um espaço ergonômico e seguro.

 

Assim, é possível adaptar móveis de casa para torná-los menos desconfortáveis. Existem diferentes tipos de cadeiras para necessidades específicas que ajudam quem já tem problema na coluna ou quem tende a ter, por exemplo.

É importante garantir um lugar confortável

Caso esteja passando por uma nova experiência de home office devido ao novo coronavírus, saiba que configurar seu espaço de trabalho para que fique seguro e confortável é essencial. Assim, você reduz a chance de lesões e aumenta o bem-estar, o que ajuda a manter a produtividade e o foco.

 

Mas entenda que não é necessário gastar muito em uma cadeira especial. A cadeira certa para o escritório será aquela que permita que seus pés atingem o chão, seus pulsos dobrem quando digita ou utiliza o mouse, etc.

 

Nesse caso, é possível fazer muitos desses ajustes utilizando itens de casa ou adquirindo cadeiras usadas com preços baixos. Então, se quer economizar, pesquise várias alternativas a fim de deixar o espaço de trabalho confortável.

Ajuste e escolha uma cadeira adequada

Ao escolher uma cadeira, prefira as que possuam suporte para as suas curvas espinhais. Ao ajustá-la, verifique se os seus pés repousam no chão. Caso isso não aconteça, utilize um apoio para os pés. Os braços também precisam ficar confortáveis, então, ajuste os apoios de braços para que eles repousem com os ombros relaxados.

 

Facilite a utilização do mouse e do teclado

Se deseja tornar a experiência de trabalho remoto confortável, posicione o mouse em alcance fácil e na mesma superfície do teclado. Ao utilizá-los, mantenha os pulsos retos, a parte superior do braço próxima ao corpo e as mãos iguais ou ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos.

 

Outra dica é utilizar atalhos de teclado a fim de reduzir o uso contínuo do mouse. Se possível, ajuste a sensibilidade do aparelho. Assim, com um leve toque, é possível operá-lo sem grande esforço. Alterne, também, a mão que você usa para operar o mouse, movendo-o para o outro lado do teclado. Essa é uma forma de descansar um braço enquanto o outro trabalha.

 

Apoie os pés

Como dito, é necessário que os pés apoiem o chão, mas, se a cadeira não tem uma regulagem que vá de acordo com sua estatura, essa pode não ser uma tarefa fácil. Nesses casos, opte por um apoio de cadeira. Se um apoio para os pés não estiver disponível, tente usar um banquinho ou uma pilha de livros resistentes.

Corrija a posição do monitor

Coloque o monitor diretamente na sua frente, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. O monitor precisa estar diretamente atrás do teclado. Caso utilize óculos ou lentes bifocais, abaixe o monitor em um ou duas polegadas adicionais para uma visualização mais confortável.

 

Não fique em pé por um longo tempo

Quem trabalha usando o computador, geralmente, fica o dia inteiro sentado. Porém, é importante se levantar e se movimentar a cada meia hora. Para isso, defina um cronômetro e dê voltas pela casa.

 

Caso não queira correr o risco de ser improdutivo, é viável trabalhar em pé. Entretanto, considere uma altura adequada para a posição do computador e a do seu corpo. Para isso, use uma estante de livros ou coloque o laptop em cima de uma caixa em sua mesa.

Comentários