Saúde 

Equipes do Programa Saúde na Escola se reúnem

DSC00628Profissionais das Secretarias de Saúde e Educação se reuniram nesta sexta-feira para traçar estratégias e ações de implantação dos projetos do PSE (Programa Saúde na Escola), no município. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Secretaria de Educação. O objetivo foi avaliar o andamento e traçar o cronograma de ações para implantação dos projetos nos territórios.

Após o lançamento do Programa em âmbito municipal, tiveram início às apresentações dos projetos, no mês de outubro, divididas por eixos pelas equipes das Secretarias. “Com o lançamento oficial, iniciamos as apresentações para as equipes mostrando como os projetos funcionariam na prática, pelas equipes responsáveis”, explicou a coordenadora de Projetos Estratégicos da Saúde, Nadir Proença.

Dentre os projetos que irão compor o Programa estão: Promoção de Cultura de Paz e Direitos Humanos; Promoção da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Verificação de Saúde Vacinal; Nutrição; Avaliação de Saúde Bucal; Acuidade Visual (Saúde Ocular); Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco, Crack e Outras Drogas; Promoção da Saúde Mental no Território Escolar: Criação de Grupos Intersetoriais de discussão de ações de Saúde Mental no Contexto Escolar em Articulação com o GTI Municipal (Saúde Mental); e Saúde e Prevenção nas Escolas – Direitos Sexuais e Reprodutivos e Prevenção de DST/AIDS.

“Estamos concluindo as apresentações, restando apenas o Projeto da Saude Ocular. Na sequência, as equipes responsáveis por cada eixo irão se reunir com as equipes das Unidades de Saúde, Instituições de Ensino, Núcleos de Atendimento Social, Associações de Moradores, Conselhos Locais de Saúde, entre outros, em cada território onde estes serão implantados. A expectativa é de que no primeiro semestre do próximo ano já possamos ver os projetos colocados em prática”, completou Nadir.

A adesão ao Programa Saúde na Escola pelo município foi realizada em junho. O Governo Federal priorizou ações essenciais a serem trabalhadas, cabendo aos municípios elaborar outras propostas e ações permanentes de acordo com as diretrizes do Programa. O lançamento oficial foi realizado em evento na Secretaria de Educação no dia 10 de outubro, pelo prefeito Denis Andia.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta