Santa Bárbara d´Oeste 

Equipes do DAE realizaram reparo em reservatório da ETA IV nesse domingo


As equipes operacionais do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, composta pela manutenção de redes, tratamento de água e manutenção de bombas, trabalharam nesse domingo (31/01) no reservatório elevado da ETA (Estação de Tratamento de Água) IV, no Jardim Souza Queiroz, no intuito de retirar pedaços de mantas impermeabilizantes que se soltaram e estavam obstruindo a saída da água tratada para a distribuição. Imprevisto que ocorreu durante a madrugada de domingo.

 

A operação durou o dia todo, sendo finalizada no início da noite. Durante várias horas as equipes verificaram possíveis problemas resultantes do rompimento de adutoras, ou fechamento de registros que abastecem dois reservatórios, essas ocorrências também poderiam causar o desabastecimento dos bairros resultando em falta de água. Devido à complexidade dos serviços e riscos com a segurança, o Corpo de Bombeiros do município foi mobilizado para auxiliar os funcionários da autarquia que realizaram o reparo no topo do reservatório, a uma altura de 30 metros, além de envolver a entrada dos técnicos em espaços confinados. A autarquia mobilizou equipamentos para aferição do nível de oxigênio antes da entrada dos profissionais no reservatório, mantendo, inclusive, para segurança, cilindros desse gás caso fosse necessário o uso pelo funcionário.

 

Segundo o funcionário e chefe do Departamento de Tratamento de Água, Claudoaldo Viana dos Santos, a manta que ocasionou a ocorrência não é mais utilizada no sistema de impermeabilização. “Todo esse material retirado da tubulação fica em local de difícil acesso do reservatório, e acabou ficando desgastado com o tempo”. Trata-se de uma ocorrência imprevisível e cuja solução, invariavelmente, exige a parada no abastecimento de parte da cidade.

 

O diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, comentou a ação. “Infelizmente tivemos uma ocorrência que prejudicou o abastecimento de parte da cidade, mas quero reforçar o empenho dos servidores e parceiros da autarquia que buscaram da melhor forma possível resolver o problema e possibilitar a retomada na distribuição de água. A situação exigiu diversos trabalhos complexos que, por motivos de segurança e especificidade, dependem de procedimentos técnicos para serem executados, por isso o restabelecimento só foi possível por volta das 20 horas do domingo”. Piovezan reforçou ainda os esforços da administração municipal com as melhorias que vêm implantando no sistema de distribuição da ETA IV. “Os investimentos na melhoria do abastecimento pela ETA IV superam os 11 milhões de reais na primeira etapa e preveem mais 15 milhões na segunda, portanto, nessa administração nós temos buscado resolver os problemas, muitas vezes antigos, que impactam no cotidiano do cidadão barbarense”, disse.

 

O abastecimento de água, que ficou prejudicado durante o reparo em alguns bairros que compõem as regiões do 31 de Março e Santa Rita, além de alguns pontos da zona leste, voltou gradativamente após os serviços, devendo ser normalizado totalmente nesta segunda-feira (01/02).

 

 

DAE/SBO

Comentários

Leia também...