28 de março de 2024

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Entenda sobre a importância dos Webinars

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Em meio à grande diversidade de estratégias de Marketing Digital, os Webinars se destacam como uma maneira de diversificar a produção de conteúdos e inovar na comunicação com o público.

Nem sempre os textos e fotos são capazes de transmitir ao público o valor de um produto ou serviço. 

Depois de algum tempo investindo, algumas empresas podem encontrar certa estagnação em suas ações de divulgação, com a necessidade de transmitir as ideias de uma maneira diferente.

Muitas vezes, o público também dá sinais de saturação com as ações que vêm sendo implementadas.

Nesses casos, é necessário transmitir as ideias e divulgações de um jeito diferente. A interação também pode ajudar a aumentar o engajamento com a empresa, além de enriquecer a relação entre empresa e consumidores.

O Webinar é uma alternativa diferente de interagir com o público, com vídeos em tempo real. Trata-se de uma excelente ferramenta para expor benefícios de serviços ou produtos e, por isso, é importante para praticamente todos os empreendedores.

O que é um Webinar?

A palavra Webinar é uma abreviação, em inglês, para a expressão “Web-based seminar”. Em uma tradução livre seria algo como “seminário baseado na rede”, ou seminário online.

O formato do Webinar realmente é parecido com o de um seminário, palestra ou conferência pela internet. É uma oportunidade para a discussão de ideias, problemas e soluções – as últimas, oferecidas pela empresa, por meio dos seus produtos ou serviços.

Geralmente, o Webinar é transmitido em uma plataforma específica, com o acesso de pessoas que tenham se inscrito previamente. Mesmo que virtual, o evento costuma ser realizado mediante inscrições por e-mail.

A conferência pode ser conduzida por quem a criou e divulgou. No caso de uma empresa de energia solar fotovoltaica industrial, por exemplo, o Webinar pode ser conduzido pelo proprietário, empresário ou por um influenciador que represente a corporação.

Além disso, o público participante pode e deve enviar comentários ou dúvidas por meio do chat, uma ferramenta de bate-papo disponível na própria plataforma.

Benefícios de promover um Webinar

Os empreendedores que já investem em Marketing Digital podem se perguntar qual é o diferencial dessa nova possibilidade. Ao mesmo tempo, aqueles que estão começando na divulgação online costumam até duvidar da eficácia da estratégia. 

Para deixar clara a relevância da realização de Webinars, é válido refletir sobre as principais vantagens que o modelo pode agregar. Dentre elas, destacam-se:

Mais leads

Os leads representam oportunidades de contatos, pois são pessoas que se interessaram pelo negócio a ponto de trocar informações pessoais para acessar um conteúdo.

No caso dos Webinars, trata-se de uma excelente maneira de conquistar novos leads. Para isso, o conteúdo do webinar é oferecido ao contato.

Nesse cenário, o contato pode ser um visitante no site de uma empresa que realiza levantamento topográfico com drone, ou outros tipos de serviços.

Desde que o tema do Webinar seja atrativo e relevante para o público da empresa, é possível atrair muitos leads. 

Com uma apresentação dinâmica, essas pessoas podem ficar ainda mais encantadas pela marca e a solução que ela oferece. No futuro, podem até se transformar em clientes.

Listas de contatos mais ricas

Para conseguir os leads, é preciso que as pessoas se inscrevam para assistir ao Webinar. O ideal é que os contatos assistam ao conteúdo para, talvez, seguirem para a próxima fase na jornada de compras.

Desse modo, é possível considerar, por exemplo, a possibilidade de investir na instalação de sistema de combate a incêndio, por exemplo.

Entretanto, mesmo as pessoas que não compareçam na conferência online terão deixado seus contatos e a empresa pode aproveitá-los.

A aproximação também pode render uma nova oportunidade de negócio, afinal, o contato teria demonstrado interesse pelo assunto anteriormente.

Mais conversão de leads

No caso de pessoas que já são leads, ou já acompanham o conteúdo da empresa há algum tempo, um webinar bem estruturado pode ser um fator chave para a compra, influenciando diretamente na conversão dos leads.

Basta imaginar uma pessoa que já consome materiais informativos e tem interesse em comprar um gerador a diesel pequeno.

Ao conhecer melhor o produto em um webinar, com uma demonstração ao vivo e diversas pessoas comentando e tirando dúvidas, ela pode se sentir mais certa sobre o investimento e mais propensa a comprar.

Estratégia com ótimo custo-benefício

O Webinar serve como divulgação de uma marca, serviço ou produto para qualquer pessoa que tenha acesso à internet. 

O baixo custo de produção do conteúdo e a possibilidade de alcançar muitas pessoas fazem com que a ferramenta resulte em um ótimo custo-benefício.

Mesmo nas empresas que não têm nada a ver com marketing digital ou tecnologia, os webinars podem ser realizados sem dificuldades. 

Em uma fabricante de placa fotoluminescente rota de fuga, é necessário apenas ter acesso à internet, um computador com webcam, ou simplesmente um celular com boa câmera. 

Dependendo do espaço físico e do ambiente ao redor, também é válido o investimento em um microfone lapela.

Na comparação com conferências presenciais, pode-se dizer que o compartilhamento de conteúdos informativos e relevantes não deixa a desejar e a economia é muito grande. 

Até porque os organizadores não precisam se preocupar com o aluguel de um espaço físico para muitas pessoas, equipamentos especiais, convites para participantes, coffee break, entre outras necessidades de eventos presenciais que geram gastos expressivos.

Reconhecimento da marca como autoridade

Certamente um evento como uma palestra ou seminário só pode ser conduzido por uma pessoa que domine o assunto. 

Para tirar dúvidas sobre um ciclone industrial, por exemplo, é estritamente necessário compreender o funcionamento da instalação.

O Webinar deve ser um conteúdo enriquecedor para quem o assiste. Espera-se que ele seja capaz de posicionar quem está oferecendo o evento online como uma referência, uma autoridade. 

Tanto que o Webinar pode ser utilizado para fins comerciais, mas também com objetivos educacionais. Em alguns casos, é válido até o oferecimento de certificação aos participantes.

Contudo, para alcançar a autoridade que os Webinars podem proporcionar a uma empresa ou influenciador, é necessário que o apresentador se comporte com credibilidade e invista em um planejamento detalhado para a conferência.

Como criar um Webinar?

Para que haja efetividade na realização do Webinar, em conjunto com o restante das ações de Marketing Digital, não basta ligar a câmera e sair gravando.

O ideal é estruturar toda a apresentação do Webinar, para garantir que o material será enriquecedor, com potencial para agregar valor àqueles que se interessarem em assistir. 

O planejamento do Webinar deve levar em conta:

  • Melhor dia e horário para a realização;
  • Apresentação solo ou com a presença de convidado;
  • Temática escolhida e um roteiro com principais pontos;
  • Escolha de uma plataforma intuitiva para hospedar o webinar.

Os webinars costumam demandar a inscrição, assim como quaisquer tipos de palestras ou eventos. 

Para a inscrição, o recomendado é a criação de uma landing page que seja agradável aos olhos e convidativa para o público interessado no serviço que a empresa têm a oferecer, seja ela a montagem elétrica industrial ou não.

No formulário, a dica é recolher apenas as informações importantes para interações futuras, evitando aborrecer o contato. 

A landing page também divulga as informações sobre o Webinar, para que as pessoas se lembrem sobre data e horário, tema e até a presença de um convidado especial, se houver.

Assim como os eventos presenciais, os Webinars também dependem de divulgação para serem bem sucedidos em público. 

Uma boa campanha de Marketing de Conteúdo, E-mail marketing e postagens nas redes sociais pode garantir numerosos participantes e potencializar o poder dos Webinars. 

Algumas dicas complementares são:

  • Relembre os participantes na véspera do webinar;
  • Confira a estabilidade da internet antes de começar a gravação;
  • Atente-se à iluminação e organização do espaço;
  • Revise o script da palestra.

Outro ponto importante é, após o Webinar, conferir se todas as pessoas que comentaram tiveram as suas dúvidas resolvidas. Dependendo da demanda, é possível realizar novas conferências.

Além disso, outra boa ideia é o envio de e-mail agradecendo aos participantes pela colaboração. A mesma mensagem pode convidar para novas oportunidades de os contatos aprenderem mais sobre laudo AVCB bombeiros, ou outros temas.

Outra dica é, mesmo com a gravação ao vivo, reutilizar o webinar posteriormente. Para isso, é interessante informar a audiência sobre o fato de que o material ficará disponível para acesso posterior. 

Essa também é uma maneira de alcançar aqueles que, por algum motivo, perderam a data para assistir à conferência ao vivo.

Já com relação aos contatos gerados em cada Webinar, eles devem ser incluídos nas estratégias de nutrição segmentada de contatos. 

Com o tempo acompanhando a marca e os seus conteúdos, essas pessoas podem se converter em clientes.

Desta forma, o Webinar representa uma oportunidade para as empresas se aproximarem dos seus clientes e oferecerem experiências completas e enriquecedoras. 

Assim, os empreendedores podem ouvir e responder ao público prontamente, ao passo que este se relaciona com alguém que, de certa forma, é autoridade em determinado assunto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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