24 de abril de 2024

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Como engajar seu público com o Youtube

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O Youtube é um canal que prova cada vez mais o potencial dos conteúdos em vídeo na internet. Não é à toa que, nos últimos cinco anos, o consumo dessa mídia na web aumentou 165% no Brasil, de acordo com pesquisas realizadas, feitas sob encomenda do Google.

 

O mesmo estudo revela que 80% do público entrevistado costuma acessar essa ferramenta para encontrar conteúdos que não estão na televisão. 

 

Ou seja, existe uma mudança de comportamento do público, e os dados demonstram que esse é um caminho para aumentar o engajamento.

 

Especialistas na área acreditam que nos próximos anos, a tendência é que no mínimo 82% do tráfego na internet seja feito de vídeos.

 

Se você tem um canal nessa rede ou já pensou em virar um youtuber, por hobbie ou profissão, esse artigo é para você.

 

Nas próximas linhas, vamos abordar os principais pontos estratégicos para aumentar o engajamento neste meio de divulgação e comunicação.

Tenha um bom conteúdo

Existe uma frase de Bill Gates que diz que: o conteúdo é rei. Essa máxima é utilizada para destacar a importância do marketing de conteúdo, dessa forma, com a produção em vídeo, não é diferente.

 

Antes de criar um canal ou transformar o seu, foque na produção de um conteúdo relevante. Uma estratégia que tem dado certo para os youtubers é focar em uma temáticas ou assuntos específicos, que de preferência o dono do canal domine.

 

Um personal trainer, por exemplo pode falar sobre temáticas que fazem parte da sua profissão, como os benefícios do treinamento funcional de alta intensidade, a importância da atividade física e outros temas que se encaixam em saúde e envolvam academia.

 

Nesta linha, atletas que realizam alguma atividade também podem utilizar essa ferramenta para fortalecer a marca pessoal, ao abordar assuntos que fazem parte da sua realidade. 

 

Aliás, esse é um complemento bastante viável no marketing digital, já que determinadas profissões ganham mais credibilidade e são conhecidas pelo público, a partir da produção de conteúdo que reforça a autoridade profissional da pessoa.

 

Pare e pense: qual é o perfil que ganha mais credibilidade ao falar sobre atividades esportivas coletivas? Esse é um nicho que engloba atletas, treinadores, jogadores de futebol e perfis semelhantes.

 

Contudo, lembre-se: conteúdos relevantes em vídeo são considerados dessa forma a partir da junção de algumas habilidades, como:

 

  • Planejamento de conteúdo;
  • Pesquisa com qualidade;
  • Produção de pré-roteiro e roteiro;
  • Edição e pós-edição de qualidade;
  • Busca por novidades e diversidade de temas.

 

Outro fator indispensável para entregar um conteúdo mais atrativo e engajar o público é conhecer o perfil das pessoas que te assistem. 

 

Assim como uma empresa precisa estudar a persona para entender a jornada de compra, o perfil e o estilo do cliente ideal, o youtuber precisa entender seu público para oferecer uma entrega que agregue valor.

 

É a partir desse conhecimento, que outras estratégias importantes são definidas como linguagem, tom de voz, temática e formas de divulgação.

Defina uma periodicidade

Não é interessante que você faça uma série de vídeos para internet e de repente interrompa a produção. Isso pode fazer com que as pessoas esqueçam do seu canal e o engajamento fique em segundo plano.

 

Por isso, defina uma periodicidade para postar os vídeos e, de preferência, pesquise os horários e dias que seu público mais acessa a internet para assistir os vídeos. 

 

Ao definir uma frequência de produção, a ideia é alimentar o propósito do canal e, ao mesmo tempo, criar uma relação com seu público.

 

O sucesso do engajamento surge quando seus seguidores sabem o dia exato da nova postagem e aguardam esse momento para acessar o canal. 

 

Além da periodicidade, outra tática para melhorar o engajamento do seu conteúdo com o público é trazer diversidade de assuntos e novidades. 

 

Para exemplificar essa situação, imagine que uma clínica de estética faz uso dessa mídia para divulgar serviços como massagem 24hs, drenagem linfática, entre outros procedimentos relacionados.

 

Se o conteúdo for repetitivo, provavelmente o público vai cansar de assistir os vídeos, por achar que a clínica não tem mais nada de interessante para oferecer. 

 

Por isso, vale reforçar a importância do planejamento de conteúdo, descrita no tópico anterior.

 

Além de acompanhar as tendências do seu segmento de atuação, vale investir em qualificação profissional contínua e utilizar ferramentas para mapear os temas mais procurados na rede, bem como as palavras-chave que são mais indicadas para seu conteúdo ser encontrado.

Utilize ferramentas para definir sua estratégia

Aumentar o alcance dos vídeos e a interação do seu público com seu conteúdo é uma meta clara de engajamento. 

 

Mas como fazer isso, além de ter um bom conteúdo e trazer novidades para quem assiste seus vídeos?

 

Além da originalidade do tema e de uma segmentação estratégica (pense em um canal especializado na saúde de pessoas que estão envelhecendo, com a temática geriatra aos 40), é importante otimizar esse conteúdo para os mecanismos de busca. 

 

Você pode utilizar ferramentas para buscar as palavras-chave que são mais condizentes com a sua estratégia e, a partir delas, atrair a audiência de pesquisas no Google.

 

Além disso, é importante escolher um título atraente. Acredite: muitas pessoas resolvem clicar em um vídeo por causa do título e, assim como nos outros formatos de conteúdo, esse é um recurso que deve fisgar a atenção de quem está do outro lado da tela.

 

Outros elementos como tags e descrição de vídeos também merecem atenção. Não se esqueça que a boa e velha análise da concorrência é importante para criar diferenciais no seu canal. 

 

Portanto,  busque ferramentas que ofereçam dados da concorrência e imagine como você vai manter seu canal competitivo.

Interaja com o público

Linguagem, forma de abordagem, carisma, conteúdo relevante, senso de autoridade. Essas são algumas das várias características que podem ser consideradas pelo público na hora de acompanhar ou não seu conteúdo.

 

Uma das chaves do engajamento é a interação com quem mais importa: as pessoas que te assistem. 

 

Imagine que o canal em questão tem como foco questões ligadas à saúde e bem-estar, e traz temas como acupuntura para labirintite e acupuntura para outras enfermidades.

 

Além de falar sobre essa técnica milenar da medicina chinesa, é interessante que o apresentador dos vídeos interaja com quem sofre com labirintite e já tentou outros tratamentos, focando em um conteúdo educativo.

 

Entender que as pessoas que estão assistindo os vídeos procuram informação de qualidade e de alguma forma são ligadas à esse tema, é essencial para interagir da forma adequada.  

 

Veja outras dicas para interagir com seu público abaixo:

 

  • Use as redes sociais para replicar seu vídeo;
  • Faça uso de Call to Action (chamada para ação) nos vídeos;
  • Tenha uma linguagem atrativa;
  • Converse com as pessoas;
  • Demonstre empatia.

 

Algumas empresas também fazem anúncios patrocinados para interagir com o público e assim se tornam conhecidas. 

 

Cabe avaliar se o seu segmento é estratégico para essa ação. Com um planejamento assertivo de campanha, você pode atrair seguidores que não conheciam seu canal.

 

Interagir com parceiros ou marcas relacionadas e fazer campanhas para que essas marcas promovam seu conteúdo e vice-versa também é um caminho. As recomendações são sempre bem-vindas diante de um meio tão competitivo.

Avalie o desempenho dos seus vídeos

O seu conteúdo pode ser interessante, com informações ricas e uma temática original, mas saiba que o tamanho do vídeo, o formato e sua qualidade são fatores que também contribuem muito para o engajamento.

 

Vamos imaginar o caso de uma clínica de cuidados veterinários que oferece serviços de atendimento como cirurgia veterinária cesária, além de exames, consultas e outras demandas.

 

O público que acompanha esse tipo de informação e tem pets pode ter muitas dúvidas em relação aos procedimentos, dessa forma, o conteúdo informativo de qualidade é um bom atrativo. No entanto, a forma como esse conteúdo é apresentada precisa ser validada.

 

Por isso, você precisa analisar o desempenho dos vídeos para fazer uma entrega melhor e engajar mais o público. 

 

Pense que não é todo mundo que tem tempo de assistir um vídeo de 20 minutos sobre a importância do exame de sangue para gatos, então, saiba otimizar o tempo do seu vídeo.

 

Dicas, listas e abordagens dinâmicas são muito bem-vindas em um cenário como esse. 

 

Existem relatórios que apontam detalhes sobre o tempo médio de visualização dos vídeos, a taxa de rejeição e a média estimada dos minutos assistidos. 

 

Foque nisso para produzir seus conteúdos e se aproxime do seu público.

 

Independentemente do tema ser dicas de onde procurar emergência animal ou a importância do calendário de vacinas, você deve valorizar as informações e seguir as dicas anteriores para que os vídeos tenham um bom retorno.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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