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Entenda sobre a importância de ter um blog em sua estratégia

O avanço da internet possibilitou o surgimento dos mais diversos sites e páginas web, entre eles o blog

 

Só o Brasil, registra mais de dez milhões de websites, dos quais uma grande parcela são blogs, isto é, mais de cinco milhões de páginas brasileiras são desenvolvidas especialmente para a postagem e compartilhamento de conteúdo.

 

Dados da Content Plus vão mostrar que as empresas que utilizam os blogs, dentro das estratégias de marketing digital, conseguem alcançar mais de 435% de páginas indexadas no Google. 

 

Ou seja, elas têm mais chances de aparecer entre os resultados de pesquisa do buscador.

 

Atualmente, mais de 97% das pesquisas são feitas pelo Google. Por isso, vale a pena investir em uma estratégia que colabore para o reconhecimento do seu site dentro do mundo digital.

 

O artigo de hoje vai falar mais sobre a importância de ter um blog na sua estratégia de marketing digital, e como é possível construir conteúdos relevantes para a sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é um blog?

O blog consiste em uma página da internet usada para a publicação e compartilhamento de diversos conteúdos, como artigos, materiais em áudio, vídeos ou imagem. 

 

Assim, é possível encontrar um blog com um texto e imagens sobre remediação de solo, por exemplo, entre outros assuntos.

 

De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, mais de 60% das empresas publicam suas postagens em blogs institucionais como forma de estratégia de marketing digital.

 

Essas companhias apresentaram um aumento no número de visitantes quatro vezes maior, em comparação com outros empreendimentos que não possuem um blog.

 

Em termos práticos, ter um blog possibilita que seu negócio seja encontrado por quem busca por qualquer assunto na internet, especialmente nos buscadores, como o Google. 

 

Dessa forma, é possível visualizar desde artigos sobre ortopedia para cachorro até combustível para aeronaves.

 

Há também casos em que os blogs são usados como projeto pessoal.

 

É notório, por exemplo, a presença de blogueiras de beleza, que dão dicas sobre moda e maquiagem. 

 

Trata-se de pessoas com conhecimento nessa área, que criaram um blog para promover a imagem pessoal, bem como de marcas parceiras.

 

Desse modo, essas pessoas ganham autoridade no assunto e se tornam uma referência no mercado, ao mesmo tempo em que formam um público de seguidores, admiradores e fãs do seu trabalho.

 

Da mesma maneira, os blogs também podem ser utilizados por empresas. Em geral, eles são inseridos nos sites, como parte do menu, em um espaço no qual o visitante pode entrar e conferir uma série de materiais informativos.

 

Como consequência, as empresas e os profissionais podem esclarecer as principais dúvidas do público-alvo, ganhar autoridade no mercado, assim como a fidelização e a confiança dos clientes.

5 vantagens do blog para sua estratégia de marketing

Conheça a seguir as principais vantagens de se ter um blog, e como ele pode ser essencial para um avanço na sua estratégia de marketing.

1 – Maior atração de leads

Os leads são os potenciais clientes da sua empresa, que entram em contato com a marca após consumirem algum conteúdo interessante. 

 

No entanto, converter os usuários em leads demanda uma boa estratégia de marketing, incluindo a produção de conteúdo em blogs.

 

Segundo informações do Leaders West Digital Marketing Journal, os blogs são capazes de converter leitores em compradores, pois 42% dos internautas acessam esses canais em busca de conteúdos para possíveis compras.

 

Além disso, 52% dos usuários afirmaram que os blogs impactam na sua decisão de compra, e 57% dos profissionais disseram que os blogs contribuíram com a conquista de novos clientes.

 

Fora isso, um blog bem estruturado, que utiliza as técnicas corretas de marketing de conteúdo, bem como outras estratégias, é capaz de direcionar seu produto ou serviço ao tipo de cliente ideal para seu negócio. Ou seja, a divulgação é muito mais assertiva.

 

Por exemplo, alguém que procura por licença de operação cetesb provavelmente possui interesses muito específicos. 

 

Isso faz com que o perfil da audiência tenha algumas características singulares. Daí a importância de conhecer bem quem é o público-alvo.

 

Desse modo, o seu blog poderá produzir um conteúdo altamente direcionado e especializado, atraindo pessoas com maiores chances de fechar negócio.

2 – Orçamento flexível

Ao iniciar um negócio, muitas pessoas contam com um orçamento enxuto, e o blog é uma excelente alternativa de investimento barato, capaz de aumentar a visibilidade da marca. 

 

Afinal de contas, é possível encontrar muitas plataformas que permitem a criação de conteúdo sem gastar nada.

 

Além do mais, se a produção de conteúdo é feita pela própria empresa, não há gastos com a contratação de um profissional para a criação de materiais. 

 

Por outro lado, se a intenção é elaborar algo de alta qualidade, vale a pena encontrar alguém ou um negócio especializado.

 

Quanto à divulgação, os conteúdos dos blogs podem ser facilmente compartilhados nas redes sociais da empresa, como páginas do Facebook, que também é uma plataforma gratuita.

3 – Fidelização dos clientes

Além de atrair o perfil ideal dos clientes, o blog também ajuda na fidelização do público, isto é, ele mantém a audiência sempre por perto.

 

Um petshop que ofereça o serviço de banho e tosa de gatos, por exemplo, tem como público-alvo pessoas que precisam dessa atividade específica para os animais domésticos. 

 

Portanto, as publicações devem se concentrar dentro dessa temática, atraindo e fidelizando os clientes.

4 – Geração de renda com parceiros

Outra vantagem que os blogs proporcionam é a geração de renda através de empresas parceiras.

 

Ainda no exemplo anterior, um petshop focado apenas na venda de produtos para animais, pode vender espaços em seu blog para empresas parceiras como banho e tosa, oftalmologista de gatos, convênio veterinário, entre outros.

 

Desse modo, além de manter o público dentro do site, a empresa gera receitas através da divulgação dos parceiros.

 

Se o blog tiver um alto número de acessos diários, é possível se cadastrar no Google AdSense e vender espaços publicitários na página para outras empresas que queiram divulgar produtos, serviços ou demais atividades, que sejam relacionados com o conteúdo.

 

Por exemplo, um blog sobre o mundo automobilístico pode se cadastrar no AdSense, logo uma empresa parceira pode anunciar uma bobina de ignição.

 

Dessa maneira, os anúncios ficam visíveis dentro de blog e, a cada clique dos visitantes, o proprietário da página ganha uma porcentagem do que o anunciante paga ao Google.

5 – Aumento das vendas

Todos querem vender cada vez mais, e o blog pode auxiliar nesse processo. Um blog bem estruturado possui três pilares essenciais. São eles:

 

  • A atração do público; 
  • A geração de oportunidades; 
  • A geração de renda.

 

Dessa maneira, é possível traçar a melhor estratégia para aumentar o rankeamento do seu blog e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Como criar um blog no site institucional

O processo de criação do blog possui alguns passos básicos, como escolher a hospedagem, o layout, usar uma plataforma responsiva para acesso em dispositivos móveis, etc. Por isso, é importante identificar o perfil do seu negócio.

 

Um despachante que lida com burocracias como renovação de cnh vencida, transferência de veículos, pagamento de multas, entre outros serviços, poderá utilizar um layout mais formal, com uma identidade visual mais limpa e informativa, diferente de um blog voltado ao entretenimento.

 

Uma vez identificado o perfil do seu negócio, o próximo passo é escolher onde esse blog será hospedado. 

 

Depois, basta iniciar a produção de conteúdo relevante, lembrando sempre de oferecer materiais de qualidade atualizados.

Como melhorar o rankeamento do seu site com um blog

Uma das melhores maneiras de alcançar visibilidade com o seu blog é aparecendo entre os primeiros resultados de pesquisa nos mecanismos de busca, especialmente no Google. 

 

Por esse motivo, é importante produzir conteúdo em conjunto com técnicas de rankeamento que melhoram a classificação do seu website. Confira, abaixo, algumas estratégias.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é capaz de gerar 4x mais visitas, além de 5x mais leads para as empresas. 

 

Não é à toa que grande parte dos empreendimentos utiliza essa técnica nas estratégias de marketing digital.

 

De modo resumido, o marketing de conteúdo refere-se à produção de materiais de qualidade, com a intenção de atrair o público e gerar vendas.

 

Ou seja, fala-se sobre uma licença cetesb consulta, por exemplo, em tom informativo, mostrando as especificações do serviço, não somente um anúncio sensacionalista, como ocorre na televisão.

 

O marketing de conteúdo trabalha dentro de quatro premissas básicas:

 

  • A atração;
  • A conversão;
  • A venda;
  • O encantamento.

 

Ou seja, a estratégia não se esgota somente com a escrita de um artigo para o blog. Ao contrário, é preciso investir em diversos materiais, dependendo do etapa de jornada de compra do cliente, para que ele se torne fiel e possa se encantar pela marca.

Técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar o rankeamento de uma página na web.

 

Ele incorpora o marketing de conteúdo, uma vez que um dos fatores de classificação do Google é justamente a oferta de materiais relevantes e de qualidade, mas também utiliza outras táticas, como o uso de palavras-chave, por exemplo.

 

Essas palavras-chaves são os termos mais pesquisados dentro do próprio Google. Por esse motivo, quando um artigo de um blog tem essas palavras, os robôs entendem que aquele conteúdo é mais relevante aos usuário, o que acaba contribuindo para o rankeamento.

 

O SEO também considera a boa navegabilidade em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones), visto que grande parte das pesquisas são feitas por esses aparelhos.

 

De forma resumida, ter um blog pode ser de grande auxílio para quem deseja atrair e fidelizar clientes, bem como ter um crescimento nas vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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