Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Entenda sobre a importância de reformar seu imóvel antes de alugá-lo

Um imóvel é mais do que o local onde moramos ou trabalhamos, é um bem de consumo que muitas pessoas usam como fonte de renda.

Apesar de a construção civil crescer diariamente devido à alta procura por compra de imóveis, a locação ainda é muito procurada, pelo fato de muitas pessoas não possuírem imóvel próprio.

Além disso, também é grande a procura por imóveis para temporadas, e também por empresas, tanto para novas sedes como para acomodar seus colaboradores em casos de viagens ou quando eles vêm de outros lugares.

Assim como a busca por locação é grande, a oferta também. Por causa disso, é fundamental investir em maneiras para destacar o seu imóvel. Não basta anunciá-lo, é necessário que ele apresente boas condições de moradia.

Pelo fato de a oferta de imóveis para locação ser muito grande, é natural que os futuros inquilinos procurem aqueles que façam seu dinheiro valer a pena. 

Então, não basta apenas escolher os melhores sites e imobiliárias, é necessário ofertar um bom imóvel.

Neste artigo, nós vamos falar sobre a importância de reformar sua casa ou apartamento antes de colocá-los para alugar e dar dicas sobre alguns itens que precisam ser reformados. Confira.

Por que reformar seu imóvel antes de alugá-lo?

Muita gente investe em imóveis para receber uma renda extra. Existem até mesmo pessoas que vivem disso. No entanto, imóveis que passam pelas mãos de vários inquilinos naturalmente sofrem alguns desgastes.

Casas e apartamentos, com o passar do tempo (e mesmo que estejam vazios), exigem cuidados com manutenção e limpeza. Em razão disso, é necessário estar atento às necessidades do imóvel para mantê-lo sempre em bom estado.

Problemas com infiltração, vazamentos, desgastes de pinturas, pisos e azulejos rachados ou quebrados são algumas das causas mais comuns de reforma. Mas aqueles imóveis que já tiveram alguns moradores diferentes precisam de mais atenção.

A falta de cuidado no dia a dia e também a falta de limpeza são fatores que colaboram com o desgaste de casas e apartamentos. É muito mais comum do que se imagina, um proprietário precisar consertar alguns itens antes de alugar o espaço novamente.

Ao realizar as reformas e reparos necessários, o locador valoriza consideravelmente o imóvel e aumenta seu valor no mercado.

Muitas vezes, a necessidade de reforma também se dá para atualizar e modernizar a casa ou o apartamento. Imóveis antigos apresentam maior consumo de energia, por isso, estar atento à conservação da rede elétrica é fundamental.

Além disso, as pessoas estão sempre procurando por algo mais prático e moderno para o dia a dia e, nisso, a internet ajuda muito.

Por exemplo, antigamente, os compradores costumavam se dirigir pessoalmente às imobiliárias ou aos locais onde pretendiam alugar um apartamento ou casa, tendo que se deslocar ao imóvel para ver sua estrutura.

Com a internet, a busca por apartamento e casa ficou muito mais fácil. Por meio de uma rápida pesquisa nos sites de buscas, diversas páginas de sites de imobiliárias são encontradas pelo futuro inquilino.

Nesses sites, há fotos e até vídeos do imóvel, e o interessado seleciona aqueles que mais chamaram a sua atenção. Depois, é só marcar para ver o imóvel pessoalmente ou fechar negócio ali mesmo, pelo site.

Inclusive, existem muitos site e aplicativos dedicados a reunir páginas de imobiliárias diferentes e anúncios variados em um único lugar.

Então, aquela velha história de levar primeiro o futuro inquilino para ter noção de espaço e localização, antes de iniciar uma reforma, já é coisa do passado.

Se o consumidor não gostar do que encontrar na internet, nem vai querer ver a casa ou o apartamento pessoalmente.

Sendo assim, é fundamental fazer reformas para que seu imóvel fique bonito na foto e atraia a atenção das pessoas que estão procurando na internet. E a reforma não serve apenas para deixar a casa ou o apartamento bonito na foto.

Existe um contrato de locação, por isso, é importante garantir que o funcionamento do imóvel esteja em ordem. Parte elétrica e tubulações são exemplos de aspectos de um imóvel que precisam funcionar perfeitamente bem.

Além de ser um direito do consumidor, é uma parte importante no quesito segurança.

Nem todo mundo entende de reformas, por isso, é normal surgirem algumas dúvidas. No entanto, existem partes do imóvel que são importantes de serem verificadas antes da locação. No próximo tópico, vamos abordar um pouco mais sobre isso. Acompanhe.

Pontos importantes para reforma de imóveis

Quando alguém procura um imóvel para alugar, quer encontrar um imóvel adequado para sua moradia e que esteja dentro de seu orçamento.

Alguns imóveis são mais luxuosos e contam até mesmo com instalação de gerador de energia em seu interior. Mas existem outros mais simples, de modo a atenderem diferentes tipos de públicos.

Independentemente de qual seja o tipo de casa ou apartamento,existem alguns itens básicos que precisam funcionar corretamente em todos. E é bom que os proprietários estejam atentos, principalmente se o imóvel for mais antigo.

Podemos mencionar, como pontos importantes de uma reforma, o seguinte:

  • Resolução de vazamentos;
  • Resolução de infiltrações;
  • Manutenção da parte elétrica;
  • Manutenção de encanamentos.

Ninguém que morar em um imóvel problemático e que causa sérios transtornos. Por isso, em relação à parte elétrica, o ideal é sempre buscar por interruptores e tomadas para reforma adequados.

Esses itens são fundamentais para a iluminação dos ambientes de um imóvel e para que todos os aparelhos domésticos funcionem. 

Além disso, quando bem cuidados e com a manutenção em dia, oferecem menos risco de curtos, choques e até explosões.

E isso é importante tanto para a manutenção de imóveis residenciais quanto comerciais. Um proprietário de um prédio comercial, por exemplo, precisa estar atento a esses fatores e contar sempre com empresas de instalações elétricas prediais.   

Essas empresas contam com profissionais adequados e também com todos os equipamentos necessários para a manutenção elétrica. 

Além dessas empresas, também existem os engenheiros elétricos e esses profissionais auxiliam na manutenção dessas redes de maneira muito eficiente, segura e profissional.

A presença desse profissional também é imprescindível para imóveis que possuam quadro elétrico trifásico

O nível de periculosidade ao se trabalhar com esses quadros sem a experiência e o cuidado necessários pode trazer consequências graves. Portanto, não vale a pena economizar quando o assunto são as instalações elétricas.

Ainda no que diz respeito ao sistema elétrico e aos seus equipamentos, alguns imóveis oferecem o ar condicionado como um diferencial. Em um país quente como o Brasil, a procura por imóveis que já tenham ar condicionado instalado é cada vez maior.

Só que antes de anunciar que seu imóvel possui esse equipamento, é necessário fazer um reparo de ar condicionado

Se ele for o principal motivo que atraiu uma pessoa até o seu imóvel, precisa estar funcionando corretamente. Caso não esteja, é necessário fazer o reparo.

Para evitar ter de consertar esse equipamento, o ideal é manter a manutenção preventiva em dia, sempre contando com técnicos especialistas no assunto.

Outro ponto muito importante da manutenção ou reforma de um imóvel é a fachada. Principalmente nas casas, a fachada é o cartão de visita e o primeiro ponto que o futuro inquilino vai avaliar.

Mesmo que o seu imóvel esteja impecável por dentro, é importante cuidar bem da fachada por meio de uma reforma ou limpeza de fachada a seco.

Muitos proprietários, principalmente de imóveis comerciais, gostam de dar uma repaginada na construção antes de alugá-la novamente. 

Isso acontece porque, cada vez que um imóvel é modernizado, ele passa a valer mais no mercado. E isso tanto para venda como para locação.

Sendo assim, modernizar um imóvel pode ser um investimento necessário para quem quer lucrar mais com a locação dele. Isso aumenta a procura pelo terreno exponencialmente.

Para valorizar o imóvel, uma das opções mais procuradas é a pele de vidro espelhado.

O vidro é um material que, ao mesmo tempo em que é acessível, oferece muitos benefícios. Um deles é conforto térmico e acústico, ao mesmo tempo em que permite a entrada de luz natural. 

O design de um imóvel com a pele de vidro também fica mais moderno e traz um aspecto mais luxuoso.

É muito comum encontrar esse tipo de aplicação nos imóveis comerciais, mas ele também pode ser feito em imóveis residenciais.  

E se você possui um apartamento mobiliado para locação, atentar-se quanto às condições dos móveis também é importante. 

Além de saber se os móveis não estão danificados ou apresentam algum risco, verifique se eles oferecem a praticidade que o dia a dia moderno exige.

Optar por móveis mais simples e práticos como a cadeira dobrável articulada é uma excelente maneira de renovar o seu mobiliado e se destacar entre os concorrentes.

Esses são alguns pontos importantes para reforma, mas lembre-se de que seu imóvel pode apresentar mais ou menos necessidades. 

Independentemente disso, é importante manter em mente que fazer as manutenções necessárias é um investimento que vai valorizar sua casa ou apartamento e aumentar a sua renda com a locação.      

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.