Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Entenda como a tecnologia é capaz de impulsionar resultados em atletas

Divulgação

De ferramentas que analisam desempenho a vestimentas feitas a partir de comportamento cinético, tecnologia se torna grande aliada

 

 

A tecnologia teve destaque especial durante o isolamento social por permitir que vários aspectos da vida cotidiana continuassem funcionando mesmo sem as pessoas estarem saindo de casa. Mas, para além das questões de distanciamento social, a tecnologia está presente em outro destaque do ano de 2021, os esportes da Olimpíada. Em especial quando o assunto são atletas de alto rendimento, as inovações tecnológicas estão na maioria dos itens que rondam a profissão.

Um exemplo disso são os calçados e as roupas feitas especialmente com base no desempenho dos atletas. Com um bom desenvolvimento tecnológico da área de educação física e saúde, hoje as roupas ganham toques refinados para serem melhor ajustadas ao corpo dos atletas, bem como se adequam mais ao tipo de esporte praticado. Da mesma forma, os tênis também se ajustam de acordo com o esporte e o comportamento cinético do atleta. Tudo isso é possível por meio de softwares e scanners, que funcionam em modelagem 3D, além de testes de condições extremas, para que as vestimentas se ajustem a temperaturas mais altas ou mais baixas, além de absorção de suor e fricção de pele.

Além disso, outro ponto muito positivo da tecnologia no esporte são as análises do desempenho dos atletas. Um dos maiores benefícios, tanto para o próprio atleta que atua sozinho, quanto para uma equipe, é ter noção de como eles estão funcionando, entre erros e acertos, e saber onde é possível melhorar. Isso ajuda no planejamento de estratégia e também para saber onde deve-se focar nos treinos. Essas análises são feitas com softwares, a partir de captações digitais de imagens, que são capazes de analisar todos os detalhes da atuação dos atletas. Além de serem captados e analisados, esses dados também são armazenados para fins de análises de comparações futuras.

Na área da saúde, a análise de exames, por meio de algoritmos e inteligência artificial, também auxilia nas possíveis soluções que o atleta ou a equipe podem encontrar para problemas. Isso é muito presente no exame termográfico, que mede as temperaturas nas regiões do corpo humano. Isso está diretamente ligado à resposta muscular por esforços, podendo impedir, por exemplo, que o atleta sofra uma lesão.

Ou seja, além de suplementos, como albumina e outros, e composição da rotina alimentar do atleta por acompanhamento profissional, o esportista também conta com todo esse aporte tecnológico para verificar e otimizar o seu desempenho. É importante ressaltar também que não são apenas os atletas profissionais que podem se beneficiar da tecnologia no esporte: quem pratica por puro lazer também pode baixar os aplicativos para visualizar seu desempenho e tentar estabelecer rotinas alimentares, sempre com acompanhamento nutricional.