25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Entenda a importância das campanhas de branding nas redes sociais

Compartilhe essa notícia!

Branding são estratégias voltadas para uma marca, para que ela se torne mais atraente e marque a mente do consumidor de maneira positiva. Para isso, são necessárias ações que exponham os valores, propósitos, posicionamentos e identidade da empresa.

Pelo fato de o mercado estar abarrotado de opções para os clientes, as empresas são forçadas a pensar em estratégias mais elaboradas, que tenham um poder de repercussão impressionante.

Por conta disso, as organizações começaram a perceber que os resultados não chegam da noite para o dia, mas sim, são conquistados por meio da gestão de marca, conhecida como branding.

O branding é tão eficaz que é usado pelas maiores marcas do mundo. Importante lembrar que elas se tornaram as principais, justamente, por conta de suas ações nesse sentido.

No entanto, quem acredita que as práticas de branding são apenas para empresas grandes, está muito enganado. Outra crença irreal é a de que essas marcas construíram seu reconhecimento de repente.

Trata-se de um processo complexo de gestão que não traz resultados rapidamente, mas que alcança resultados duradouros. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é branding, sua importância, tipos e dar dicas do que não fazer durante esse processo.

O que é branding?

Branding é uma maneira de gerir as estratégias de marca de uma empresa. Trata-se de planejamento de longo prazo de elementos da identidade visual, que potencializam a percepção da empresa na mente dos consumidores.

É a maneira como uma marca é planejada, gerida e promovida, sendo que seus processos englobam a gestão dela.

Então, quando, por exemplo, uma eletrotécnica em SP trabalha seu branding, ela aumenta sua relevância, potencializa sua visibilidade e melhora a reputação da marca perante o público, e tudo isso torna o crescimento da empresa mais sustentável.

Isso vai garantir que ela cresça de maneira inteligente e duradoura, voltada para como a marca quer ser percebida pelo público.

Importância do branding

Essa estratégia é importante por diversas razões, pois sem ela, é impossível fazer com que as equipes trabalhem de maneira integrada, indo em busca dos mesmos objetivos.

É por meio dela que uma organização chega até uma única voz, que a valoriza nas mais diversas situações. Além disso, ela traz vantagens que ressaltam sua importância, tais como:

1 – Tornar a empresa mais atrativa

Além de expressar os valores da organização para os consumidores, uma marca bem posicionada atrai mais talentos, que realizam ações como:

  • Facilitam a relação com fornecedores;
  • Engajam pessoas;
  • Constroem boa reputação;
  • Geram valor.

2 – Diferenciar a marca da concorrência

Por meio do branding, uma fabricante de rotulos personalizados consegue uma expressão única nos ambientes em que transita.

Independentemente do ponto de contato do consumidor com sua marca, ele é capaz de compreender os valores que sustentam determinado produto ou serviço, diferenciando a empresa de seus concorrentes.

3 – Assegurar mais valor ao negócio

Quando a marca é bem construída ela se transforma nos principais ativos da empresa no longo prazo, podendo ser mais valorizados do que seus aspectos mais tangíveis.

Não é um privilégio apenas de operações de grande porte, pois pequenas e médias empresas também precisam investir em branding para valorizar mais o negócio.

4 – Conquistar clientes mais classificados

Quando o sistema de branding é eficiente, tem resultados diretamente relacionados a boas vendas. 

Isso acontece porque o consumidor valoriza e paga mais por um produto ou serviço que tenha por trás uma marca com identidade visual bem trabalhada.

5 – Facilita o trabalho de marketing

Com a definição adequada de suas empresas, as marcas conseguem se dirigir de maneira mais assertiva para seu público-alvo, ou seja, pessoas que realmente têm interesse no que ela vende.

Um direcionamento objetivo facilita o trabalho de todas as áreas de uma confecção de roupas profissionais, por exemplo, principalmente a de marketing.

Tipos de branding

Dentre as estratégias de branding, existem aquelas que são consideradas principais, tais como:

Atributos e benefícios

Antes de começar qualquer trabalho relacionado à marca, é importante entender quais são os atributos e benefícios oferecidos por ela.

Ter conhecimento sobre as características que diferenciam uma empresa de suas concorrentes, auxilia na hora de traçar as ações de marketing. Isso aumenta a proximidade com o cliente, e a confiabilidade da marca também.

Posicionamento

Vários posicionamentos podem ser abordados, e defini-los é de extrema importância. É necessário estudar minuciosamente o público-alvo, focado no que ele procura, quais são seus hábitos e suas expectativas, para que seja possível estabelecer um diálogo.

Também é importante que a empresa, como uma fabricante de totem publicitário, conheça bem a persona para estabelecer uma boa comunicação com ela. Isso torna o diálogo mais humano e menos comercial.

Identidade visual

Construir a identidade visual do negócio é uma etapa muito importante, pois ela representa o produto ou serviço, atribuindo características específicas e importantes.

É necessário fazer uma pesquisa sobre a marca e seus objetivos para que seja possível construir o design. Isso torna identificação gráfica e visual impactante, marcando na memória do consumidor.

PDV

O PDV (ponto de venda) é um grande influenciador no momento da compra, portanto, ele precisa ser bem estruturado. Para isso, é necessário pensar em fatores como:

  • Disposição dos itens;
  • Promotores da marca;
  • Design e decoração do espaço;
  • Experiência do cliente.

Quando o ambiente é agradável, existem mais chances de o cliente realizar uma compra, diferentemente do que acontece em espaços sem um propósito.

Estratégia on-line

Estamos em um período de evolução das mídias, que faz com que seja necessário que a empresa esteja onde o cliente está. Para isso, diversas ações podem ser empregadas, como uma pesquisa de clima e engajamento.

O meio digital é mais acessível e democrático, concentrando muitas pessoas, então, essas são características fundamentais para aumentar a visibilidade da empresa.

É necessário que as organizações estejam junto ao público, dispostas a ajudá-lo sempre que for necessário. Para isso, podem criar presença nas redes sociais e investir em Inbound Marketing.

Principais erros de branding

Existem algumas ações que são prejudiciais quando falamos de branding, portanto, elas devem ser evitadas. Dentre as principais estão:

Não entender o poder da marca

Ter uma marca forte, principalmente nas redes sociais, é excelente para a relação cliente-marca. 

Por exemplo, quando alguém pensa em estojo personalizado, ele logo vai lembrar daquela marca que mantém uma relação imediata com o público.

Como estamos na era digital, definir uma marca é essencial para as ações de marketing digital, principalmente pelas redes sociais.

Não estabelecer diretrizes de marca bem definidas

Uma empresa pode desenvolver uma marca, mas poucos realmente sabem o que isso significa. É necessário ter diretrizes bem definidas que cubram os pontos de contato com a marca, fazendo com que ela seja reconhecida.

Mesmo isso sendo muito importante, é comum encontrarmos marcas diferentes em um mesmo negócio. Não cometer esse erro é fundamental tanto no ambiente on-line quanto off-line.

Quando se trata das redes sociais, é necessário que o perfil, como a de uma fabricante de rotulo bopp metalizado no Facebook conte com o logo da marca, suas cores, fontes e tipografia, imagens, mascotes e porta-vozes.

Complicar a marca

Ao iniciar o processo de branding, pode ser tentador adicionar variáveis do que a empresa realmente precisa ao logotipo. 

É necessário que ele seja simples e claro, para que seja mais propenso a ser lembrado pelos consumidores.

Isso também facilita para que a empresa seja facilmente encontrada nas redes sociais, como no caso de uma fabricante de visor acústico.

Marca indecisa

Desenvolver diretrizes e elementos que nada revelam sobre a empresa e sua proposta de valor é um grave erro.

Por isso, é importante evitar logotipos genéricos, linguagem de marketing inadequada ao público nas redes sociais ou, pior, usar materiais das concorrentes nos perfis.

Outro erro comum é repetir os assuntos dos conteúdos compartilhados nessas plataformas, que acaba causando a impressão de que a empresa não domina seu mercado ou não sabe sobre o que falar.

Conclusão

Uma empresa sem marca bem trabalhada é algo que não sobrevive no mercado, e que também não consegue sobreviver em meio á concorrência.

É necessário trabalhar o branding para que o público-alvo reconheça a marca e passe a enxergá-la como uma boa opção de compra e negócios.

Isso porque é natural que os consumidores confiem naquilo que demonstra ter autoridade e se comporta como uma boa referência no que faz.

A marca é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, pois no final das contas vai impactar diretamente no volume de vendas, o que influencia nos lucros, possibilitando que ela cresça e se torne cada vez maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!