1 de maio de 2024

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Como engajar o público mais jovem nas suas mídias sociais

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Já não é segredo para ninguém que as mídias sociais se tornaram plataformas indispensáveis para quem quer ganhar maior visibilidade e ser reconhecido pelo seu público. 

 

Com números de usuários surpreendentes, as redes sociais se consagram cada vez mais como uma ferramenta de comunicação, mas também de trabalho, que pode ser indispensável para o sucesso de uma marca. 

 

Tudo isso pode ser percebido de maneira bastante prática: o Facebook já conta com mais de 2 bilhões de contas cadastradas, o Instagram superou 1 bilhão de usuários, e as demais mídias vêm crescendo dia a dia, mostrando o potencial delas no mercado. 

 

Sendo assim, uma empresa de digitalização de documentos SP, ou em qualquer outro lugar do mundo, pode aproveitar das soluções oferecidas pelas redes sociais para conquistar o seu público e engajá-lo nas plataformas. 

 

Para que essa tarefa tenha maior efetividade, é importante que se conheça bem o público-alvo do seu negócio, de maneira que a elaboração de conteúdos seja feita de modo mais assertivo. 

 

Como não poderia deixar de ser, a grande maioria das pessoas que utiliza as redes sociais hoje é jovem. Segundo um levantamento feito pela Hootsuite em 2019, 27% dos usuários do Facebook estão na faixa etária entre 18-24 anos. 

 

No Instagram, 32% do público possui entre 18-24, e 33% entre 25-34 anos. Esses percentuais representam a maioria dos usuários dessas redes, de modo que voltar o conteúdo para um público mais jovem pode ser uma estratégia eficaz para as suas contas.

 

Se você reconhece esse fator e o considera relevante para o crescimento das suas páginas nas redes sociais, siga na leitura deste conteúdo e conheça dicas para engajar os seus seguidores e tornar a sua marca mais popular na internet.

A importância de desenvolver conteúdos para o público jovem

A tecnologia e o acesso fácil ao mundo virtual trouxeram uma série de facilidades para a rotina das pessoas. Hoje, é possível encontrar diferentes empresas de monitoramento ambiental com uma pesquisa rápida no Google. 

 

Mas não foram só os buscadores que otimizaram o nosso dia a dia: as redes sociais surgiram nesse espaço como meios de comunicação e de relacionamento interessantes, que também podem ser utilizados como uma estratégia de marketing e publicidade. 

 

Por terem maior identificação, os jovens se tornaram a grande maioria dos usuários dessas plataformas, de maneira que ter o foco de atraí-los para o seu perfil pode ser uma forma eficaz de aumentar a visibilidade do seu negócio e crescer positivamente nas redes. 

 

Em resumo, investir em uma comunicação com esses usuários é importante para:

 

  • Aumentar o número de seguidores;
  • Potencializar as vendas dos seus produtos;
  • Criar engajamento e conquistar defensores da sua marca;
  • Fidelizar o público;
  • Ampliar o alcance.

 

Depois de entender a importância de cativar o público-alvo da sua empresa de consultoria organizacional, focando principalmente nos jovens que utilizam as mídias sociais, é essencial conhecer dicas que podem ajudar nesse processo. 

 

Dessa forma, não apenas se conquista uma performance muito mais efetiva nessas plataformas, como também se alcança os objetivos em relação ao crescimento da sua marca na internet. 

Dicas para engajamento do público mais jovem

Engajar o público jovem presente nas suas redes sociais é importante para que a sua atuação seja assertiva e direcionada. 

 

Nesse sentido, saber como trabalhar a sua página, de maneira a produzir conteúdos que possam atrair a atenção dessas pessoas, é indispensável para o crescimento e sucesso do perfil nas mídias sociais. 

01. Conheça o seu público

Entender o que o seu público busca é essencial para que os materiais postados no seu perfil consigam trazer resultados, tanto no que diz respeito ao engajamento quanto nas possíveis vendas de leitor biométrico digital ou outros itens que você comercializa. 

 

Sendo assim, conhecer as expectativas e as dores dos clientes da sua marca pode ser fundamental para o sucesso das suas mídias. 

02. Elabore bons conteúdos

A grande ação das suas redes sociais deve estar focada na produção de bons conteúdos, que vão ser valiosos para os seguidores da sua página por oferecerem informações de qualidade e que podem ser aproveitadas verdadeiramente por que lê.

 

Sendo assim, quem vai escrever sobre um tema como consultoria em reestruturação de empresas deve ter em mente que o texto deve gerar não apenas interesse, mas também uma necessidade de entender mais a fundo o assunto abordado. 

 

Com isso, em vez de simplesmente garantir que o usuário leia o seu artigo, você fará com que ele queira acompanhar todas as suas postagens, pois percebe a qualidade e o domínio que você possui sobre o seu nicho de atuação. 

 

Além disso, bons conteúdos são sempre compartilhados pelo seu público, de modo que eles podem chegar muito mais longe do que se imagina, atraindo mais jovens para a sua página. 

03. Use uma linguagem apropriada

Quem vende closet sob medida pode precisar falar sobre vários termos técnicos nos seus conteúdos, uma vez que esse tipo de produto possui características que devem ser conhecidas pelos compradores. 

 

Mas não é porque o assunto é técnico que ele precisa ser de difícil compreensão. Tornar a leitura prazerosa e agradável é um dos pontos mais importantes de quem precisa engajar o público, principalmente quando ele é composto de jovens clientes. 

 

Sendo assim, não deixe de prestar atenção e dar prioridade para o uso de frases compreensíveis, fluidas e cativantes. 

04. Aplique gatilhos mentais

Utilizar gatilhos mentais nos seus conteúdos pode ser importante para conduzir os seus seguidores nas tomadas de decisões que eles precisam ter em um determinado momento. 

 

Os gatilhos se tratam de ações memorizadas no subconsciente humano, que podem ser classificados como uma motivação ou preferência, e são utilizados sempre em que é preciso realizar uma ação. 

 

Assim, uma agencia de recrutamento que quer incentivar os seus seguidores a se escreverem no seu banco de talentos deve investir no uso de gatilhos mentais para que os candidatos percebam os motivos pelos quais aquela atitude pode fazer sentido. 

 

Com isso, eles conseguem não apenas ter melhores resultados como fazer com que o seu público colha um benefício, comunicando-se por meio de gatilhos de autoridade, de razão, de escassez, de empatia, de curiosidade, etc.

05. Use call-to-action

Se você acompanha diversas páginas das redes sociais, certamente já foi impactado com um call-to-action (CTA), ou seja, uma chamada para a ação. 

 

Por meio de expressões como “compre agora”, “se inscreva aqui” ou “compartilhe com seus amigos”, você utiliza a estratégia do CTA para incentivar os seus seguidores a realizarem uma das ações que você considera que sejam importantes. 

 

O CTA pode ter um papel fundamental para engajar os jovens que seguem a sua página, fazendo com que eles não passem batidos pelos seus conteúdos. 

 

Sendo assim, é importante saber usá-lo com estratégia para alcançar uma determinada finalidade. 

 

Uma Empresa de Pintura de Apartamento que esteja oferecendo um curso para os seus funcionários, por exemplo, e possui um carrinho de vendas aberto com prazo de fechamento, deve aplicar o CTA para informar a urgência da compra. 

 

Já em uma campanha para fortalecimento da marca, é interessante aplicá-lo para incentivar o compartilhamento de um conteúdo, que vai ser essencial para que mais pessoas conheçam o negócio e passem a segui-lo mais de perto.

06. Interaja com os seguidores 

Por serem pessoas dinâmicas, e que procuram respostas rápidas e eficazes, os jovens que utilizam as mídias sociais buscam interação com as suas marcas preferidas, e desejam que elas respondam aos seus comentários e dúvidas. 

 

Não à toa, é cada vez mais comum que empresas, sejam elas de pequeno ou de grande porte, tenham profissionais dedicados exclusivamente para interagir com o público das redes sociais, de maneira a mantê-los sempre engajados com a empresa. 

 

Sendo assim, é fundamental que você esteja atento aos comentários recebidos, permanecendo sempre disponível e respondendo o mais rápido possível, já que essas características são valorizadas por quem navega diariamente nas redes sociais. 

Considerações finais

As mídias sociais são ferramentas cada vez mais indispensáveis no dia a dia das pessoas e das empresas, e precisam ser atualizadas com constância, para que os resultados desejados sejam obtidos com maior facilidade. 

 

Buscar o engajamento do público é importante, e principalmente dos jovens, que são mais propensos ao uso da tecnologia e interatividade do que os potenciais clientes de uma faixa etária maior. 

 

Sendo assim, não deixe de investir nas dicas abordadas neste conteúdo, garantindo assim que os usuários que seguem a sua página possam ser frequentemente surpreendidos com bons conteúdos, que sejam valiosos e interessantes ao mesmo tempo. 

 

Desse modo, certamente a sua marca conquistará a preferência dessas pessoas, podendo crescer de maneira bastante positiva nessas plataformas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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