Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Engenharia de Produção: O que faz? Saiba tudo sobre o curso

Existem diversos tipos de cursos dentre aqueles que formam engenheiros. Mas você sabe quem é o profissional da engenharia de produção e o que faz? Ele exerce inúmeras funções muito importantes e se destaca cada vez mais no mercado de trabalho.

Ele possui funções que advém da soma entre Administração, Gestão de Pessoas e Economia. Assim, suas atividades são bastante diferentes daquelas que os demais tipos de engenheiros exercem.

Para conhecer mais sobre o curso de engenharia de produção, continue lendo e conheça suas disciplinas, foco e áreas de trabalho. Essa é uma ótima carreira para quem está procurando um futuro profissional na área de exatas.

O que é engenharia de produção?

Essa engenharia se responsabiliza por garantir a eficiência de processos produtivos. Ou seja, linhas de produção industriais, bem como controle dos custos dos procedimentos internos de uma empresa.

Com os conhecimentos econômicos e administrativos, junto aos econômicos, ele auxilia a organização empresarial a melhorar a produção. Ao mesmo tempo, mantém os custos baixos.

Esse profissional da engenharia de produção e o que faz são indispensáveis para as empresas. E são várias as atividades que ele realiza, seja de modo geral em relação à produção, seja em um fator específico dela.

Curso de engenharia de produção

Muitas pessoas têm se interessado pela engenharia de produção e o que faz. O curso atrai, principalmente, pessoas que possuem interesse na área de exatas e, igualmente, aos processos administrativos.

Nesse sentido, o perfil envolve pessoas com organização e, também, capacidade de lidar com pessoas. Ainda, deve ter facilidade e paciência, bem como controle, para resolver problemas e enfrentar desafios que a produção apresenta.

Outra característica que é importante para quem deseja trabalhar nessa área é ter apreço e interesse pela tecnologia. Afinal, ela apresenta recursos que melhoram os processos de produção e o controle sobre eles.

Portanto, se você se enquadra nesse perfil, não deixe de conhecer melhor o curso que permite o exercício da engenharia de produção e o que ela faz.

Como é o curso de engenharia de produção?

Ele, assim como os demais cursos de engenharia, tem duração de 05 anos. Durante esse período o aluno aprende diversas matérias que combinam disciplinas da área de exatas e algumas de humanas.

Ainda, além da aprovação em todas as matérias, o aluno precisa apresentar um trabalho de conclusão de curso. Da mesma forma, antes de exercer a profissão ele deve se inscrever perante o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agricultura).

Basta ter o diploma em mãos para realizar essa inscrição, de forma que não há necessidade de aprovação em provas do conselho.

Por fim, esse curso existe tanto na modalidade particular quanto pública. Da mesma maneira, pode ser presencial ou à distância.

Disciplinas que capacitam para o exercício da engenharia de produção e o que faz?

Dentre as matérias que o aluno se depara no curso de engenharia de produção estão:

  • Cálculo (conceitos de função, integrais e derivadas e limites, bem como gráficos);
  • Física (energia e potência, sistema internacional de medidas, dinâmica dos fluídos, equilíbrio dos corpos, etc.);
  • Algoritmo e Programação (o aluno aprende a escrever programas de computador e a desenvolver e testar algoritmos);
  • Processos e fabricação (estuda métodos de fabricação, estampagem, soldagem, laminação e fundição);
  • Gestão da qualidade (aborda a satisfação do cliente, padronização dos procedimentos e produtos e como melhorar a produção);
  • Engenharia de produto (a engenharia de produção e o que faz envolvem saber como desenvolver produtos e, para isso, selecionar materiais, resolver problemas de engenharia e utilizar recursos tecnológicos para a criação);
  • Gestão de manutenção (técnicas que permitam conservar os equipamentos e as técnicas de produção).

Profissional da engenharia de produção: O que faz?

Agora que você já sabe o que o profissional da engenharia de produção estuda, cabe entender o que ele faz no seu dia a dia. São diversas as atividades nas quais ele pode se especializar. Conheça as principais:

  • Garantir a eficiência de processos produtivos. Para isso, ele dimensiona e gerencia os procedimentos;
  • Desenvolvimento organizacional: nesse caso o profissional gere as equipes e analisa o trabalho de cada uma delas no procedimento produtivo. Assim, pode reconhecer erros ou vícios e alterá-los;
  • Engenharia do trabalho: nesse caso o profissional da engenharia de produção faz uma espécie de gerenciamento de recursos humanos. Avalia, então, custos, prazos e condições de execução das atividades de produção e venda;
  • Agroindústria: quando o engenheiro de produção está nesse meio, ele se responsabiliza por controlar a produção agrícola, reconhecendo as etapas essenciais para garantir a alta produtividade e aliando a tecnologia para distribuir e comercializar os alimentos e produtos.

Assim, a engenharia de produção é a que faz inúmeras atividades que permitem a melhoria dos processos produtivos, sua manutenção e a possibilidade de manter a produtividade sem que isso reflita em aumento de gastos.