Encontro do Conespi com Secretário do Trabalho reúne mais de 100 dirigentes

O encontro regional do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), nesta manhã de segunda-feira, 03 de agosto, com o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, tendo como tema “os desafios do trabalho na região de Piracicaba”, reuniu mais de 100 dirigentes sindicais de aproximadamente 30 cidades da região, que debateram mecanismos de combate ao desemprego, em função da crise que tem atingido diversos setores da economia. O evento aconteceu no espaço de eventos do Hotel Beira Rio, foi aberto pelo presidente do Conespi, Fânio Luis Gomes, e contou com a participação do prefeito Gabriel Ferrato e do secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso, que elogiaram a iniciativa do movimento sindical em provocar esta discussão, visando encontrar caminhos para ajudar a superar este momento difícil da economia brasileira. A mesa principal ainda foi composta pelo sindicalista e vereador José Antonio Fernandes Paiva, representando a Câmara de  Vereadores; o diretor regional da SERT, Evandro Evangelista, e por Reginaldo Arantes, da União Sindical de Limeira.

O Presidente do Sindicato Têxtil de Santa Bárbara d´Oeste, Cláudio Peressim, esteve presente acompanhado do Presidente da ACISB ( Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste), Roberto Bonamin.

O encontro histórico do movimento sindical com um secretário estadual do Trabalho foi amplamente elogiado pelos participantes, uma vez que, como destacou o presidente do Conespi, abre um canal para a ampliação do diálogo com o governo estadual, visando a busca de caminhos para ajudar na geração de emprego e renda ao trabalhador de Piracicaba e região, assim como para ajudar a direcionar as áreas que necessitam de qualificação de mão-de-obra. O prefeito Gabriel Ferrato disse que a frente da cidade tem tomado iniciativas e desenvolvido ações visando acelerar o desenvolvimento e assim preparar  Piracicaba para receber novos investimentos, que, consequentemente, geram empregos. Também falou que tem mantido uma política de investimentos, que geram empregos, em diversas áreas, e ressaltou a importância deste encontro, uma vez que a ampliação do desemprego provoca maiores demandas para o município, como na saúde, uma vez que o trabalhador desempregado perde o seu plano de saúde e passa a ser atendido pela rede municipal.

Paiva, por sua vez, também ressaltou a importância do encontro e chamou a atenção do movimento sindical para o atual momento do País, dizendo que “essa crise está sendo fabricada para arrebentar a organização dos trabalhadores. Querem reduzir a força dos trabalhadores e precisamos estar atentos”, declarou.

Após a apresentação dos diversos programas desenvolvidos pela Secretaria, pelo diretor regional da SERT, Evandro Evangelista, o secretário estadual do Trabalho, José Luiz Ribeiro, fez um balanço do seu trabalho à frente da pasta ao longo de aproximadamente cinco meses e disse que tem procurado interagir com as demais secretarias estaduais, a fim de que isso possa contribuir na geração de emprego e na qualificação de trabalhadores para ocuparem as vagas que surgem. Vereador e  presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, José Luiz Ribeiro defendeu a instalação do Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba, já aprovado pela Câmara de Vereadores local, como mecanismo para promover um amplo diálogo entre os poderes constituídos, os trabalhadores e empregadores, a fim de buscar mecanismos para encontrar alternativas visando superar o atual momento econômico e gerar empregos.

José Luiz Ribeiro também citou diversos programas que tem levado para apreciação do governador Geraldo Alckmin, como a criação de frentes de trabalho, para ajudar o desempregado e, ao mesmo tempo, estimulá-lo a realizar cursos de qualificação. “Temos apresentado diversas propostas, estamos buscando alternativas e entendemos que os sindicatos é que tem que participar ativamente das discussões, para ajudar a direcionar a qualificação de mão-de-obra necessária para o mercado de trabalho. Precisamos pensar a médico e longo prazo também, e não somente a curto prazo”, declarou. Ao final do encontro, o secretário estadual recebeu uma placa do Conespi, destacando o orgulho do movimento sindical de Piracicaba em tê-lo à frente da Secretaria Estadual do Trabalho. A entrega foi feita por Fânio, Paiva e por Francisco Pinto Filho, o Chico, que toma posse na presidência do Conespi no próximo dia 14.

 

Comentários

Notícias relacionadas