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Empreendedorismo nas redes sociais: como funciona?

As redes sociais estão presentes no dia a dia das pessoas e das empresas, facilitando a conexão entre elas e possibilitando o compartilhamento de interesses.

São plataformas que possuem muita influência na vida das pessoas e que se tornaram excelentes canais para o Marketing Digital por causa disso. Aliás, também pelo fato de que  quase 3 bilhões de usuários estão cadastrados nessas redes.

Existem razões de sobra para que as empresas possuam perfis nas redes sociais, uma vez que elas reúnem os mais variados perfis de usuários, com interesses em diferentes produtos e serviços.

Mesmo tendo esse número alto de pessoas, a tendência é que as plataformas cresçam cada vez mais, abrindo novas possibilidades para as marcas. Por meio desses sites, é possível conhecer a fundo o perfil do consumidor, melhorando produtos, serviços e ações.

Dessa forma, quem quer empreender de verdade e fazer o negócio crescer, não pode ignorar o poder que essas plataformas têm para influenciar e divulgar uma marca. 

Só que é preciso saber como trabalhar com elas do jeito certo, bem como é necessário estar naquela que o público-alvo está.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância das redes sociais para os negócios e dar algumas dicas de estratégias de divulgação que podem ser usadas.

Quais são as principais redes sociais?

Antes de qualquer coisa, é importante saber quais são as redes sociais mais usadas, além de como funciona cada uma delas. 

No mundo todo, as mais utilizadas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube.

Apesar de serem as mais usadas, não significa que um negócio precisa estar em todas elas. 

As pequenas empresas devem focar naquelas onde seu público-alvo está. Para saber como escolher, é preciso entender como elas funcionam.

Facebook

O Facebook é uma rede social que conta com cerca de 2 bilhões de usuários, sendo considerada a mais popular do mundo. 

Lá, com certeza, uma fabricante ou revendedora de aquecedor a gás para piscina encontra pessoas interessadas em seus produtos.

Essa plataforma tem o poder de reunir em um único lugar tudo o que o usuário precisa. É totalmente focada em seus inscritos e se tornou uma excelente ferramenta para gerar oportunidades e conquistar clientes. 

Dentre seus benefícios estão:

1 – Maior rede social do mundo

A maior parte dos usuários está lá, bem como absolutamente todas as marcas, grandes e pequenas, também. 

Apesar da concorrência, continua sendo o meio mais procurado pelas empresas para divulgação.

2 – Mais oportunidades

É uma excelente oportunidade de entregar conteúdos de maneira inovadora, como pelo uso do Messenger.

3 – Facilita as vendas

Quase todos os usuários participam de, pelo menos, um grupo de vendas, por isso, o Facebook reúne marcas e compradores do mundo todo.

Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce. A previsão é que isso continue acontecendo nos próximos anos. 

Focada no compartilhamento de imagens, ela é usada pelas empresas para divulgar produtos e serviços de maneira mais visual.

Os usuários podem se inspirar nas imagens para projetar varanda de vidro, estar por dentro do mundo da moda e se atualizar em diversos assuntos. Tudo isso por meio de funcionalidades inteligentes, como o stories.

Por ser uma rede social de forte apelo visual, ela oferece benefícios como:

1 – Infinitas oportunidades

As postagens no feed e no stories se tornam oportunidades de negócios para produtos e serviços.

2 – Constantes inovações

É uma plataforma que está sempre inovando, então a cada nova funcionalidade, as marcas têm acesso a uma possibilidade de divulgação do que vendem.

3 – Mais visibilidade

Os conteúdos visuais são muito importantes para os usuários, por isso, uma empresa de locação de andaimes pode publicar fotos dos equipamentos para despertar o interesse do consumidor e fechar bons negócios.

LinkedIn

É uma rede social focada em contatos profissionais e vive seu auge atualmente. É utilizada pelas empresas para encontrar os melhores profissionais. 

Dentre seus principais benefícios, podemos destacar:

1 – Carreiras e vagas

Ótima oportunidade para as marcas encontrarem os melhores candidatos para as vagas que estejam abertas na empresa.

2 – Oportunidades de negócio

Centraliza os tomadores de decisão das empresas, por isso, consegue promover as melhores oportunidades de negócios e parcerias.

YouTube

O YouTube é a principal plataforma de vídeo. A rede concentra boa parte dos conteúdos audiovisuais de Marketing Digital.

Ademais, pode potencializar a disseminação de vídeos, de pessoas ou de empresas, como uma fabricante de stands para feiras que deseja divulgar melhor seus produtos. 

O crescimento do Youtube é promissor pelos próximos anos, principalmente por ser uma empresa Google.

Dentre seus benefícios podemos destacar:

1 – Potencial de conteúdos audiovisual

São mais de 5 bilhões de vídeos assistidos todos os dias, sendo que a tendência é crescer ainda mais.

2 – Conteúdo diferenciado

A gama de conteúdos é bem diversificada, o que dá mais liberdade para as marcas na hora de criarem seus vídeos.

3 – Monetização

Existem pessoas que vivem apenas dos vídeos que compartilham nessa plataforma, com milhões de usuários que as acompanham. É daqui que surgem excelentes oportunidades para as empresas.

Importância das redes sociais para os negócios

Quando se fala em Marketing Digital, sem dúvidas as redes sociais são indispensáveis. É por meio delas que as empresas conseguem disseminar conteúdos que estimulem interação e compartilhamento.

Também é possível captar novos clientes e conquistar um bom espaço no mercado, aumentando o número de vendas, melhorando a autoridade e tendo acesso a benefícios.

Dentre as vantagens, podemos citar: 

Mais visibilidade

Por meio das redes sociais, uma empresa de envidraçamento de sacada impulsiona seus conteúdos e atinge milhares de pessoas que possam se interessar por seus serviços. T

Tudo de maneira muito simples, segmentada e personalizada.

Mais vendas

Pelo fato de impactar mais pessoas, é provável que o número de vendas também aumente, algo natural, uma vez que fazer orçamentos e compras pela internet está se tornando cada vez mais corriqueiro.

Mais aproximação

Um perfil nessas plataformas aproxima empresas e clientes. Dessa forma, a marca consegue identificar e coletar dados a respeito de seu público, como hábitos, desejos e comportamento.

Mais tráfego para sites e blogs

As redes sociais aumentam o engajamento do público e são porta de entrada para blogs, sites e plataformas de venda.

Dicas para estratégias nas redes sociais

Mesmo com todas as facilidades, é importante saber trabalhar as redes sociais para divulgar uma marca. 

Como as principais ações, podemos elencar: 

1.    Definir os objetivos

Uma fabricante de materiais de limpeza para empresas está nas redes sociais para dar mais visibilidade a sua marca, mas também para melhorar a imagem do empreendimento.

Para isso, é preciso definir quais são os objetivos e estabelecer metas de acordo com eles. Esta é a melhor maneira de acertar nas estratégias e também de poupar recursos na hora de investir. 

Dentre os objetivos podemos citar:

  • Melhorar o atendimento;
  • Aumentar o tráfego do site;
  • Promover a presença da marca;
  • Melhorar as vendas;
  • Fidelizar clientes.

2.    Conhecer o público-alvo

Sabendo quais são os objetivos, chegou o momento de conhecer a audiência. Com isso, uma loja de bobina para relógio de ponto saberá qual é o melhor tipo de conteúdo.

Destinar corretamente a mensagem é importante, porque este é um fator que influencia a decisão de compra. 

Por exemplo, uma marca de fraldas infantis deve destinar os conteúdos para as novas mamães, não para pessoas interessadas em cervejas artesanais. 

Além de conteúdos diferentes, a linguagem e o tom de voz também mudam, o que exige pleno conhecimento do público para atingir os objetivos.

3.    Criar conteúdos de valor

Conteúdos de valor são um dos principais pontos de uma estratégia de Marketing Digital nas redes sociais. 

É isso que vai influenciar na decisão de um usuário seguir ou não o perfil da marca nessas plataformas.

O consumidor moderno é ávido por informações e sabe quando uma marca domina o que faz. 

Este domínio gera autoridade e também cria a confiança que o usuário precisa para escolher uma marca em detrimento de outra.

Seja para comprar fraldas ou porta etiquetas, os conteúdos vão educar o público, conversar com eles e mostrar que a empresa possui as soluções que ele precisa.

Conclusão

As redes sociais influenciam a vida das pessoas de muitas maneiras, principalmente na hora das compras. 

Para se ter uma ideia, é comum que elas procurem o perfil da empresa nessas plataformas antes de fechar negócio.

Ali, podem avaliar a opinião de outras pessoas e sentirem a confiança que precisam. Mais do que isso, são excelentes meios de comunicação entre empresas e clientes, tanto para divulgação da marca quanto de seus produtos e serviços.

Para qualquer negócio que queira crescer, estar nas redes sociais é um passo decisivo para atrair clientes e conquistar espaço no mercado.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.