EMEI Matarazzo aplica o movimento para o desenvolvimento na primeira infância

Andar, correr, pular e aprender. É com uma dinâmica bem planejada e divertida que o Projeto “Vivências na Primeira Infância” vem sendo colocado em prática na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) “Vanderlei Matarazzo”, no Ângelo Giubbina. A ação denominada “O Pulo”, integra o eixo Movimento e realiza junto às crianças, diversas formas de saltos, como: amarelinha, corrida de sacos, salto delimitado com os pés juntos em linha reta e em zigue-zague, salto sobre obstáculos e circuito de saltos. Ao todo foram programados dez encontros entre os meses de abril e maio.

O objetivo do eixo Movimento é permitir a evolução progressiva do equilíbrio e coordenação dos movimentos corporais, com atividades que permitem o desenvolvimento do descolamento com destreza, por meio do andar, correr, pular, arrastar-se, engatinhar e rolar, contribuindo assim para a melhora da atitude e confiança nas próprias capacidades motoras.

O projeto “Vivências na Primeira Infância” segue em outras nove unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, proporcionando estímulo às potencialidades de crianças da Educação Infantil, por meio de atividades prazerosas que favorecem a interação entre educador e aluno.

Os eixos do projeto foram selecionados de acordo com o RCNEI (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil) e escolhidos pelas escolas participantes de acordo com suas necessidades e preferências.

O “Vivências na Primeira Infância” envolve música, artes visuais, movimento, identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, matemática e natureza e sociedade. As atividades realizadas estão sendo registradas em relatórios, fotos e filmagens para compor um acervo das boas práticas da Educação Municipal, que servirão de referência para novos projetos.

Comentários

Notícias relacionadas