SB24Horas

Notícias na hora certa!

Em reunião com Prefeito Rafael Piovezan, Vereadora Esther e integrantes do movimento negro, pedem sanção de projeto de combate ao racismo

A pedido da vereadora Esther Moraes (PL), o prefeito Rafael Piovezan (PV) recebeu, ontem (20), em seu gabinete, um grupo de diferentes líderes do movimento negro de Santa Bárbara d’Oeste e da região. No encontro, a parlamentar e os diferentes representantes de organizações em defesa da igualdade racial solicitaram a sanção do Projeto de Lei Complementar nº 03/2021, de autoria dela, que prevê regras de combate ao racismo no Código Municipal de Posturas de Santa Bárbara d’Oeste. Além de Esther, também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, Joel do Gás (PV), e o presidente da Comissão de Igualdade Racial do Legislativo barbarense, Júlio Cesar Kifú (PL).

Ainda na reunião, as lideranças do movimento negro reivindicaram a criação de uma coordenadoria da igualdade racial no Município, com o intuito de tratar de políticas públicas de combate ao racismo e de inclusão aos afrodescendentes de maneira transversal, com ações nas diversas secretarias municipais. Outra solicitação é relativa à importância de se contar a história do povo negro em Santa Bárbara d’Oeste, seja no Museu da Imigração, seja nas escolas municipais. “Na reunião, o prefeito acenou pela sanção do projeto e demonstrou sua intenção de coloca-lo em prática, além de se demonstrar sensível às reivindicações da população negra de nossa cidade”, afirmou Esther, que estava acompanhada de integrantes da Associação Capoeira Motta, Associação Beneficente Carolina Maria de Jesus, da Unegro, do Movimento Negro Unificado, da Cooperativa de Reciclagem Juntos Somos Fortes e do Coletivo Candiero.