Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • ASSINE NOSSO CANAL NO YOUTUBE
  • CONHEÇA NOSSOS PORTAIS
  • JORNALISMO, MARKETING, ESTRATÉGIA DIGITAL E CRESCIMENTO ORGÂNICO EM UMA ÚNICA ESTRUTURA
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Opinião

Eleições, ansiedade e redes sociais

Dennis Moraes 28 de setembro de 2024 3 minutes read
Rafael-Terra

Por Rafael Terra

 

As eleições municipais de 2024 no Brasil estão intensificando uma das maiores armadilhas psicológicas das redes sociais: o caos emocional. Discutir política é essencial, mas despejar tudo o que pensamos não é autenticidade, é descontrole. Vivemos um momento em que as redes nos impulsionam a gritar, julgar e reagir, criando um ciclo de ansiedade e polarização.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Os políticos sabem disso. Eles utilizam o storytelling do inimigo em comum para mobilizar emoções, criando uma falsa urgência que transforma opiniões diferentes em ameaças. Isso faz com que pessoas próximas se enxerguem como adversárias, desumanizando quem pensa diferente.

O resultado? Amizades e relacionamentos destruídos por divergências políticas que deveriam, na verdade, fomentar o diálogo, e não o conflito. Estamos perdendo a capacidade de ver o outro como humano, e isso está corroendo nossa saúde mental.

Cada ataque virtual é uma forma de violência. A tela não diminui o impacto das palavras; pelo contrário, as multiplica. A agressão verbal e o linchamento digital estão se tornando normais, mas precisamos entender que isso só agrava a ansiedade e o medo coletivo, alimentando um ciclo tóxico de reatividade e ressentimento.

As redes sociais, embora revolucionárias no campo político, se tornaram também uma arma poderosa para a desinformação e o ódio. Não diferenciar fake news de uma informação real é como entrar cegamente em uma guerra que não é sua. Compartilhar sem checar é ser parte desse ciclo destrutivo.

Por mais que as redes tenham revolucionado as eleições, é essencial que a empatia seja preservada. O outro não é seu inimigo, e a política não precisa destruir a convivência. Precisamos de equilíbrio emocional para resistir à polarização e ao caos psicológico que as redes alimentam diariamente.

O desafio das eleições de 2024 não é apenas eleger novos líderes, mas preservar nossa sanidade e a capacidade de conviver em um mundo hiperconectado. O debate político não pode ultrapassar os limites da nossa saúde mental e das nossas relações.

E como manter a calma em tempos de tanto ruído? Pratique a escuta ativa, filtre o que consome online e pare de reagir a tudo o que vê. Tenha o compromisso de verificar as informações antes de compartilhá-las e, acima de tudo, cultive empatia pelo outro.

A política não deve destruir quem somos, mas fortalecer nossa capacidade de convivência.

Rafael Terra é autor de Bem-estar Digital (DVS Editora). Atua como professor de MBA de Marketing Digital e Redes Sociais em instituições de ensino como USP, ESPM e PUC.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas

Post navigation

Previous: Busca por carros híbridos usados abaixo de R$ 300 mil aumenta 46% em um ano no Brasil
Next: Proibir ou limitar?: Especialista opina sobre os efeitos do celular no cérebro

Leia também:

Aécio Neves
  • 24 Horas
  • Política

PSDB de São Paulo declara apoio à pré-candidatura de Aécio Neves à Presidência da República

Dennis Moraes 25 de maio de 2026
Théo-6-anos2
  • 24 Horas
  • Social

Biah Rodrigues e Sorocaba celebram os 6 anos de Theo com festa temática de Transformers em Campinas

Dennis Moraes 25 de maio de 2026
Suzano_Limeira_FernandoCavalcanti
  • 24 Horas
  • Região

Suzano abre vagas de emprego em Limeira com oportunidades para produção e acabamento

Dennis Moraes 25 de maio de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente