fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

“Educação Para uma Cultura de Paz” é tema de capacitação do Programa Saúde na Escola


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, nesta segunda-feira (28), nas dependências da Secretaria de Educação, uma capacitação do Eixo “Educação Para uma Cultura de Paz” do PSE (Programa Saúde na Escola). Cerca de 40 coordenadores e apoios pedagógicos da rede municipal de ensino participaram das orientações. A capacitação propôs orientar as escolas em relação aos trabalhos realizados visando atender os dispositivos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino.

O trabalho em torno das questões indígenas e de igualdade racial no âmbito educacional foram os temas abordados. “As ações em torno da promoção da cultura de paz são realizadas ao longo do ano letivo pelas escolas por meio de atividades, literatura e projetos didáticos. A ideia é incentivar as práticas educacionais voltadas para aspectos positivos de respeito e valorização da cultura africana, afro-brasileira, indígenas e demais povos formadores de nossa nação”, explicou a assessora técnica que ministrou a capacitação, Tatiane Motta.

De acordo com a assessora técnica, os educadores participantes receberam uma sacola temática afro indígena. “O material entregue permitirá o intercâmbio entre as escolas e a Secretaria de Educação e estimulará a literatura, fornecendo subsídios para viabilizar as propostas sugeridas na capacitação”, finalizou.

O Programa Saúde na Escola é realizado em parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde. A capacitação contou com o apoio das assessoras técnicas Maria Rita Frota Rangel e Juliana Urbano, responsável pelo programa na Secretaria de Educação.

 

Comentários

Dennis Moraes