Educação investe em capacitação sobre diversidade cultural

A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Setor de Projetos, iniciou na última semana o curso de capacitação sobre Diversidade Cultural. O encontro contou com a presença de professores e monitores de educação infantil e ensino fundamental. O curso contará com dois encontros mensais e término em outubro. Ao todo foram inscritos 42 professores e monitores para participar da capacitação, que está sendo conduzida pelas assessoras técnicas pedagógicas, Tatiane Motta e Maria Rita Frota.

Segundo a secretária da pasta, Tânia Mara da Silva, o objetivo é qualificar os professores para que haja a sensibilidade em reconhecer e valorizar a cultura africana e indígena como formadora da nossa cultura. “Queremos capacitar e qualificar nossos educadores sobre essa questão. Nós podemos ser o canal de promoção o respeito pelas de etnias, estar inteirados sobre as relações inter-raciais no ambiente escolar e discernir que existe a marca africana e indígena em nossa formação”, definiu.

A formação visa qualificar os profissionais da educação para atender às determinações leis federais que passaram a incluir no currículo oficial da rede de ensino com a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. “A escola é o espaço de valorização das nossas matrizes culturais. O desafio agora é mobilizar a sociedade por meio dos educadores para que essa medida tome corpo e surta um efeito prático disseminador da valorização cultural brasileira”, completou.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas