Educação de Nova Odessa vai fornecer biscoito sem lactose para todos os alunos da rede pública

Pensando na segurança alimentar dos alunos da rede pública de ensino, a Secretaria de Educação de Nova Odessa passará a fornecer biscoito sem lactose para todos os alunos no café da manhã e no lanche da tarde que são servidos nas unidades de ensino do município. A nutricionista Juliana Pissaia Savitsky, responsável pelo Setor de Alimentação Escolar de Nova Odessa, explica que, atualmente, os biscoitos sem lactose só são fornecidos para alunos que apresentam algum tipo de restrição e mediante receita médica.

“Como o número de crianças com restrição à lactose aumentou muito nos últimos anos na nossa rede de ensino, decidimos trocar todos os biscoitos que servimos por biscoitos sem lactose. Fizemos isso pensando exclusivamente na segurança desses alunos, porque a gente fornece o alimento correto, mas não temos como controlar o consumo e uma criança com restrição à lactose poderia acabar comendo um biscoito tradicional oferecida por um amigo”, explicou Juliana. Ainda segundo ela, caso uma criança com restrição à lactose consuma um biscoito tradicional, ela pode sofrer com cólicas, diarreia, alergias pelo corpo e até distensão abdominal.

Atualmente, são servidos cerca de 4,5 mil cafés da manhã e outros 3 mil lanches da tarde na rede pública de ensino de Nova Odessa. Juliana disse que uma licitação para a compra de todos os biscoitos sem lactose (maisena, água e sal, rosquinha, maisena de chocolate, biscoito maria e cream cracker) já está em andamento e a previsão é que em dois meses elas comecem a ser distribuídos para todos os alunos. “É muito importante ressaltar que o biscoito sem lactose não perde em qualidade, não perde em nutrientes e não tem o sabor alterado”, frisou a nutricionista.

MERENDA. O Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Nova Odessa fornece cerca, em média, 9 mil refeições todos os dias aos alunos da rede pública de ensino, composta pelos CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil), EMEF’s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e EMEFEI’s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil). Sua variedade e, principalmente, a sua qualidade, fazem da merenda escolar de Nova Odessa referência regional.

Constantemente, os servidores e servidoras do setor de Merenda participam de treinamentos que abordam boas práticas no manuseio de alimentos, tudo para alinhar e padronizar as práticas da cozinha e ambiente das escolas municipais. O último foi realizado em setembro do ano passado e a adesão foi de 100% dos servidores envolvidos no trabalho.

Comentários

Notícias relacionadas