Edmilson Gonçalves lidera finalistas ao Iron Cowboy


Foto: André Silva / PBR Brasil.

AMERICANA (SP) – O rio-pretense Edmilson Gonçalves lidera os doze finalistas para o prêmio Iron Cowboy, cuja final ocorre neste domingo, 14 de junho, durante a Festa do Peão de Americana. Com a colocação, o competidor garantiu vaga direta nas quartas de final e enfrenta o touro Fusuê, da Cia Neto Oger/2D Daniel.

 

Além de Edmilson, outros 11 atletas conquistaram a chance de disputar o prêmio, um dos mais cobiçados do esporte de montaria em touros. Entre eles, dois nomes se destacam: Luciano Henrique de Castro, principal nome a Revelação do Ano na PBR, e Guilherme Marchi, campeão mundial em 2008.

 

O Iron Cowboy é a única competição promovida pela PBR (Professional Bull Riders) que tem formato diferente do Monster Energy PBR, maior campeonato da modalidade atualmente no Brasil. As chaves são disputadas entre o quinto e o 12º, o sexto e o 11º, sétimo contra o 10º e assim por diante. Classificam os que tiverem melhor nota ou tempo.

 

Classificados

Edmilson Gonçalves, Fábio Eleutério, Luciano Henrique de Castro, Wesley de Souza, Cláudio Montanha Júnior, Wesley Lourenço, Eduardo Aparecido, Guilherme Marchi, Fernando da Conceição, Paulo Lima, Douglas Ferreira e Cristiano Cunha.

 

Maior nota

A maior nota do segundo round ficou com Paulo Lima, Rookie Of The Year em 2009 pela PBR Brasil e finalista mundial, com 89,50.

 

Desafio do Bem

A ação promovida para arrecadar fundos ao Hospital de Câncer de Barretos entrou para a história do esporte de montaria em touros por promover o encontro entre o touro Agressivo, da Cia Paulo Emílio, e Luciano Henrique de Castro, competidor da PBR Brasil.

 

E pela primeira vez em seis anos de PBR, o touro Agressivo sofreu seu primeiro revés depois de Luciano conseguir se manter os oito segundos sobre o atleta de peso mais temido do país. Uma chuva de chapéus e aplausos caiu sobre a arena de Americana.

 

“Não consigo acreditar ainda que consegui essa façanha. Fiquei emocionado por parar sobre o Agressivo durante um desafio que promove o bem para pessoas que precisam tanto. Dedico esta minha vitória a todos aqueles que fazem tratamento contra o câncer”, explica.

 

Manejo dos animais

PBR (Professional Bull Riders) é inteiramente comprometida quanto a assegurar a saúde, a segurança e o respeito de cada animal que entra em suas arenas. Negligenciar um animal seria um dano ao esporte, do qual depende a própria subsistência do competidor e de seus associados. Em cada disputa entre touros e competidores, ocorre uma vistoria pelos profissionais da PBR. Os veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo, caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos.

 

A Professional Bull Riders

A empresa foi fundada nos Estados Unidos em 1994. Atualmente  mantém escritórios  no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, México e Brasil. Com mais de 300 eventos de montaria em touros realizados globalmente a cada ano, com presença de público acima de 3 milhões de pessoas, a PBR incorpora o esporte de mais rápido crescimento no mundo. Por meio de cobertura de TV, atinge mais de 550 milhões de domicílios em mais de 40 países. É referência para a modalidade quando o assunto remete aos cuidados com os touros, também chamados de atletas de peso, seguindo rigorosos procedimentos de manejo, alimentação, saúde e transporte.

 

No Brasil

A PBR está presente no Brasil desde 2006, com sede estabelecida na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, próxima às divisas com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, regiões consideradas extremamente influentes  ao agronegócio. Desde então, foram mais de 300 eventos realizados em todo país, incluindo regiões do Nordeste e Norte.

 

O que a PBR faz é rodeio?

Não. O rodeio é uma tradicional festa sertaneja realizada no Brasil, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, reunindo shows musicais, exposições agropecuárias, eventos do agronegócio e provas com cavalos e touros, animais típicos da vida no campo. A PBR promove o esporte de montaria em touro, com regras e premiações como qualquer outra modalidade esportiva.

Comentários

Notícias relacionadas