Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Entretenimento

Eclipse solar e conjunção de Júpiter com Saturno: movimentos astrológicos importantes acontecem em dezembro

Planetas se encontram em signos de Ar depois de 200 anos no elemento Terra

Depois de Mercúrio entrar em Sagitário, no dia 1º de dezembro, a comunicação ficou leve e mais abrangente no conteúdo. Afinal, Mercúrio é o planeta da comunicação, rege todo funcionamento em relação ao recebimento e transmissão de informações, bem como a mente racional. “Em Sagitário podemos esperar uma atitude mais otimista, aventureira e também nos sentirmos mais extrovertidos. Mercúrio em Sagitário nos dá a oportunidade de entendermos melhor o fluxo de partilha entre o que aprendemos e o que ensinamos para abrirmos nossos horizontes e solidificarmos nossas crenças”, diz a astróloga Sara Koimbra.

Com os próximos acontecimentos a visão pode mudar, a comunicação melhorar e os planos serem mais positivos. Sara avalia os acontecimentos astrológicos deste mês e suas influências.

14/12 Eclipse Solar em Sagitário

O Sol, na Astrologia, rege o futuro e o poder de escolha, nossa força vital. Em um eclipse, a luz do Sol fica bloqueada pela presença física da Lua (a força vital expressa como instinto). A influência de um eclipse solar na nossa vida frequentemente revela as consequências de ações e reações passadas.  A forma como gerenciamos nossas emoções e sentimentos, como respondemos aos dos outros, as histórias que contamos a nós mesmos sobre “quem, o quê, onde e como” de nossa existência, tudo tem consequências. Um eclipse solar pode trazer um grande recomeço também.

15/12 Vênus em Sagitário

Mudando de Escorpião para Sagitário, a energia romântica que Vênus traz muda de intensa para flutuante. Sagitário, claro, tem seus momentos intensos, visto que é um signo de fogo. No entanto, sua energia é consideravelmente menos concentrada, o amor de Sagitário é do tipo mais universal. 

Aventuras românticas, bem como uma abordagem direta – até contundente – do amor, estão no calendário.  Já se foram os meandros e a complexidade de Vênus em Escorpião.  Verdade e significado superior são coisas que têm prioridade com Sagitário na direção juntamente a Vênus.

17/12 Saturno em Aquário

Os trânsitos de Saturno nunca são fáceis ou rápidos. Saturno revela sua sabedoria em seus caminhos como o Senhor do Tempo e não usa atalhos, inclusive causa sérios problemas para aqueles que o fazem. Ele honra a experiência ao invés do elogio. Saturno nos lembra que saber o preço de tudo e o valor de nada é um estado muito caro para existir.

Em Aquário, Saturno busca construir estruturas sociais inovadoras.  Este signo de ar é conhecido por seu rigor intelectual, humanitarismo e visões futurísticas. Neste signo, o planeta se concentra nas necessidades do grupo, trazendo regras, regulamentos e mudanças de sistemas para as massas.

19/12 Júpiter em Aquário

Júpiter é o planeta da expansão, das oportunidades, da fé e da sociabilidade, então este é um trânsito que visa expandir nossos horizontes nos caminhos de Aquário: para termos mais visão, para sermos mais independentes, para recuperar nosso senso de individualidade, nosso senso de comunidade e pensarmos conscientemente sobre para onde nós e a sociedade estamos caminhando. 

É um momento de expandir os horizontes científicos e tecnológicos. É provável que vejamos uma onda de descobertas e invenções, uma expansão das viagens espaciais e novos insights sobre os planetas e o universo, novos aparelhos e tecnologias.  A energia idealista de Aquário, que vê um mundo melhor para todos, significa teorias e visões de um novo futuro melhor, baseado na liberdade, igualdade e nos direitos do indivíduo, provavelmente fluirão, tanto pessoal quanto globalmente. 

Júpiter em Aquário é uma época em que a busca pela quebra de paradigma floresce e o desprezo pelo passado é intensificado, quando a liberdade e a independência se tornam muito importantes.  Portanto, pode haver uma inquietação pronunciada, um despertar de comportamento, pessoas fazendo suas próprias coisas independentemente dos outros, desafiando as convenções, rompendo com o passado, deixando empregos ou relacionamentos restritivos e experimentando alternativas.  É um momento para explorar ideias e caminhos inexplorados por mais peculiares ou estranhos que possam parecer.

Isso significa ir além de nossos pensamentos, visões e opiniões habituais e avançar com algumas ideias novas e diferentes, que mudam a forma como vivemos nossas vidas. Podemos experimentar um momento de visão, uma revelação repentina, que muda totalmente nossa perspectiva e de repente vemos as coisas.

Podemos nos beneficiar cultivando e usando as habilidades e qualidades do aquariano, como lógica, clarividência, mente aberta e sociabilidade.  Podemos melhorar nossos relacionamentos sendo mais comunicativos, racionais e lógicos (ao invés de emocionais) e permanecendo distantes, abrindo ou melhorando nossos canais de comunicação para aprimorar a interação e o entendimento.  Pensar fora da caixa, ser inspirado por novas ideias e possibilidades futuras, experimentar novas maneiras e desafiar crenças e práticas podem trazer crescimento e realização durante esse trânsito.

20/12 Mercúrio em Capricórnio

Quando Mercúrio entra no prático signo de Capricórnio, nossos pensamentos alcançam terra firme, nossas ideias são pragmáticas e nossa comunicação fica muito mais clara. 

Tudo isso porque Mercúrio é o planeta que governa nossa comunicação, nossa mente consciente e influencia a maneira como pensamos e falamos. Como Capricórnio é um dos signos mais tradicionais do zodíaco, o trânsito de Mercúrio nele traz uma abordagem mais metódica e racional em nossos processos de pensamento e interações.

E o momento não poderia ser melhor: esse trânsito sempre acontece perto do Ano Novo, trazendo para a gente uma energia orientada para metas para nos ajudar a fazer e manter nossas resoluções.

21/12 Sol em Capricórnio

É temporada de Capricórnio. Esta época maravilhosa do ano. A energia de Capricórnio consiste em subir ao topo da montanha. O décimo signo do Zodíaco é governante da casa da carreira, do status, da casa mundana. Capricórnio traz a energia de irmos direto ao assunto, e adotarmos uma abordagem estratégica em tudo. 

O elemento de Capricórnio é a Terra, que neste signo se manifesta como o alicerce para o sucesso duradouro. Como Capricórnio é governado por Saturno, o mestre do universo, podemos esperar que a temporada dê conta do recado. Mãos à obra!

21/12 Júpiter em conjunção com Saturno

Hoje temos uma grande conjunção acontecendo: dois planetas superpotentes que tem se encontrado em signos de Terra nos últimos 200 anos agora se encontram em signos do elemento Ar.

Agora, se encontrando em signos do elemento de Ar a tônica muda: nós vamos deixar de estarmos tão voltados para questões materiais e estaremos mais sintonizados com a temática do novo elemento: a mente (ar) e o coletivo (influência do signo de Aquário). Esse trânsito de Saturno e Júpiter ocorre uma vez a cada 20 anos, e sempre traz novas tendências econômicas, financeiras, sociais e de pensamento. A última conjunção Júpiter/Saturno aconteceu no ano 2000, em Touro; ano da virada de milênio e do estouro da bolha da Internet, ano também em que as ações de empresas atingiram valores extremamente altos.

Uma conjunção significa o alinhamento de dois ou mais planetas em um signo. Quando isso acontece, suas vibrações se fundem e funcionam juntas – tanto para trazer coisas boas, quanto para coisas não tão boas assim dependendo da combinação. 

Juntos, esses dois planetas são conhecidos como o Grande Relógio, são os Marcadores do Tempo, e sempre foram associados às mudanças sociais de uma época quando coincidem em seus trânsitos sazonais.

Saturno é o senhor das tarefas, ou também a figura paterna que exige que cumpramos as regras. Júpiter é nosso tio legal, charmoso e animado na ceia de Natal em família que nos inspira a sermos mais, fazermos mais e compartilharmos mais.

Dependendo de como os planetas estão em conjunção, Saturno pode restringir a generosidade de Júpiter ou pode trabalhar para canalizá-la, como um bom gerente controlando as finanças de um estabelecimento em que o dono não tem aptidões, tornando as coisas tensas e opressivas. Outra possibilidade é que Júpiter pode expandir e amenizar a ordem de Saturno para nos fazer sentir mais seguros.

Outro detalhe importante para analisarmos é que ambos se deslocam para o signo de Aquário, que rege a 11ª Casa no mapa e que significa amizade, vida coletiva, união social. Portanto, em síntese, veremos inevitavelmente o impacto de Saturno aqui da maneira mais literal – distanciamento social.

E à medida que avançarmos para a conjunção, veremos Júpiter entrando mais na disputa, expandindo os temas já apresentados em março. As tecnologias que nos mantêm distantes podem se tornar ainda mais importantes e normalizadas com o ensino e trabalho online. As restrições às viagens também podem permanecer e talvez se intensificarem com Júpiter.

Outra possibilidade é que também podemos nos deparar com novas leis ou medidas que tragam restrições (Saturno) em expansão (Júpiter) com as atividades que envolvam a Internet (Aquário). Pode haver um crescimento significativo que demanda novo gerenciamento sobre o conteúdo online. 

Todo esse intenso trânsito entre Saturno, Júpiter e Aquário se ameniza um pouco quando Júpiter deixar a Conjunção, o que acontece em dezembro de 2021. Mas Saturno ainda vai restringir Aquário pelo menos até 2023.