SB24HORAS

Notícias na hora certa!

É possível contratar seguro de vida para terceiros?

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Entenda quais são as regras para contratar um seguro de vida para outra pessoa e o que mudaria em relação a uma contratação pessoal

 

Um seguro de vida pode ser útil de muitas formas, mas se destaca por garantir uma boa segurança financeira à família e a qualquer outro ente querido próximo. Muitas pessoas podem não ver relevância ou sequer necessidade em contratar esse tipo de serviço, mas existem inúmeras formas de garantir seus benefícios – algumas delas dispensam até mesmo a necessidade de uma contratação direta.

Isso significa que existe a possibilidade de investir em um seguro de vida para outra pessoa, mesmo que ela não seja a titular da contratação. A seguir, entenda melhor como tudo isso funciona.

Para que serve um seguro de vida?

O seguro de vida funciona como uma prevenção contra situações imprevisíveis que possam envolver o provedor da família. Nunca se sabe quando uma tragédia pode colocar sua saúde ou até mesmo sua vida em risco, então o objetivo é garantir que seu cônjuge, seus filhos e qualquer outro sob seus cuidados recebam auxílio financeiro em algumas situações pontuais.

A indenização é paga para a família (que já estará previamente cadastrada no contrato), caso o segurado perca sua vida ou sofra algum acidente que lhe impeça de continuar trabalhando. Dependendo da apólice, o seguro também pode ser acionado em situações bem específicas, como diagnósticos de doenças terminais e incapacidade temporária.

Dessa forma, todos os afetados não ficarão desamparados financeiramente e terão a oportunidade de reconstruir suas vidas.

Como contratar um seguro de vida para terceiros

A contratação de um seguro de vida não se limita somente para o indivíduo que está solicitando o serviço. Da mesma forma que as empresas contratam o seguro para seus colaboradores, pessoas físicas também podem fazer o mesmo.

Para isso, é necessário que tanto quem irá pagar o serviço quanto quem irá receber estejam presentes no momento da contratação, pois ambos precisarão assinar o contrato. Em relação a quanto custa um seguro de vida, o valor definido varia de acordo com a cobertura da apólice – mas vale avaliar com cuidado tudo que os diferentes planos têm a oferecer.

Ainda existe a possibilidade de optar por um seguro de vida coletivo, assim como as empresas fazem. Nessa alternativa, um indivíduo se responsabiliza pela contratação de todos que estiverem dentro do grupo, representando todos os segurados em assuntos relacionados a cobertura da apólice e assuntos burocráticos. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!