20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dr. Daniel pede informações sobre tratamento de melanoma por imunoterapia na rede pública de saúde

Compartilhe essa notícia!

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento questionando a prefeitura municipal sobre a disponibilidade da imunoterapia para tratamento de melanoma na rede pública de saúde.

 

No documento, o parlamentar cita o caso de paciente diagnosticado com melanoma em estágio avançado não-cirúrgico e metastático, ao qual não é recomendado o tratamento quimioterápico padrão, devido à baixa eficácia para esse diagnóstico e pela debilidade provocada por conta dos efeitos colaterais severos. Segundo Dr. Daniel, nesses casos a imunoterapia é indicada como tratamento, porém conforme informado pelo oncologista o procedimento não estava disponível pelo SUS.

 

“A imunoterapia para tratamento do melanoma em estágio avançado nas clínicas e hospitais particulares possui o custo médio de R$ 50 mil por sessão, valor esse inacessível por muitas famílias. Essa situação também pode aumentar o número de processos judiciais para garantir o tratamento ”, informa o vereador. 

 

Ainda no requerimento, Dr. Daniel comenta que uma notícia veiculada pela Ministério da Saúde no ano passado informa que a imunoterapia foi incorporada à relação de tratamentos oferecido pelo SUS, consistindo na disponibilidade dos medicamentos Nivolumabe e Pembrolizumabe.

 

“Entendemos ser necessário solicitar à administração municipal informações a respeito da disponibilidade da imunoterapia na rede pública de saúde, para orientarmos corretamente as pessoas que nos procuram”, acrescenta o parlamentar.

 

O vereador solicita no documento que a prefeitura municipal informe se é oferecida a imunoterapia na rede pública de saúde, para quais estabelecimentos de saúde são encaminhados os pacientes para esse tratamento e qual a atual demanda de pacientes e oferta de vagas existentes na secretaria municipal de saúde para a realização desse tratamento.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (22).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!