28 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dr. Aloísio Vargas conta alguns segredos de como envelhecer e manter uma boa qualidade de vida

Compartilhe essa notícia!

Um levantamento realizado pelo IBGE, mostra que 14,7% da população brasileira possuem 60 anos ou mais, ou seja, 31,23 milhões de pessoas. Nos últimos nove anos, o contingente de idosos residentes no país aumentou em 39,8%. Entretanto, segundo a ONU, haverá um envelhecimento acelerado em toda população.

Uma das maiores preocupações da sociedade enquanto envelhece é: Como vou envelhecer e manter uma boa qualidade de vida ao mesmo tempo? O Dr. Aloísio Vargas, conta alguns segredos para tentar manter o bem-estar e a longevidade lado a lado. Vários pontos podem ser abordados, mas o doutor cita alguns que podem ser bem importantes para um envelhecimento saudável:

Nutrição adequada e exercícios físicos

“Durante toda a vida, é recomendado que as pessoas sigam uma alimentação balanceada. E conforme a idade vai passando, a dieta vai se tornando ainda mais importante. O corpo fica mais fragilizado, sendo exposto a mais doenças e dores musculares. Por isso, ter acompanhamento nutricional é muito importante, principalmente para os idosos, não esquecendo de praticar exercícios físicos também”.

Cuidados com a pele e os olhos

“Muitas pessoas não sabem, mas o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, a exposição solar é um grande perigo para a pele humana. Por isso, temos que nos cuidar com protetores solares, desde a juventude, para evitar que isso seja um problema no futuro. Também temos que focar nos olhos, pois nossos tecidos oculares vão envelhecendo ao longo dos anos, então sempre é bom manter os exames em dia e ouvir as recomendações dos oftalmologistas”.

Estímulos cognitivos

“Trabalhar a capacidade neural ao longo da vida é fundamental, principalmente na terceira idade. Sabemos que conforme o tempo passa, os idosos acabam tendo um declínio na cognição, por isso, precisamos evitar essa redução cognitiva com atividades que fortaleçam a memória, o raciocínio e a atenção”.

Convívio social e laços familiares

“Também temos que focar na saúde psicológica, quanto mais idade, menos mobilidade temos e a tendência é o isolamento. Por isso, os idosos precisam de pessoas de confiança para ter um convívio social melhor e trazer momentos felizes para ajudar no bem-estar e na saúde”, finaliza o doutor.

Conheça mais Doutor Aloísio Vargas: https://instagram.com/dr.aloisiovargas

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!