Disque Árvore: plantio de mudas tem início

 

Medida integra o Plano de Arborização Urbana e é gratuita à população

 

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste iniciaram nesta semana o plantio das árvores solicitadas pelo Programa Disque Árvore – canal de comunicação entre o cidadão e a Administração Municipal para o plantio de árvores nas vias públicas da cidade. Residências da Avenida Pastor Jesus Nascimento Santo, no San Marino, Rua Usaurina Amélia Toledo Martins, no Terras de Santa Bárbara, Rua Ceará, na Vila Grego II, Rua Curitiba, na Cidade Nova, Rua Osni Martins Cruz, na Vila Pires e Rua Venezuela, na Vila Sartori, receberam as novas mudas na sexta-feira (17). A expectativa é estimular mais pessoas a aderirem ao programa gratuito. Segundo informações da Secretaria a procura é grande, sendo 140 solicitações desde o lançamento no mês passado.

 

O secretário de Meio Ambiente, Cleber Luis Canteiro, reforça que o programa é voltado para calçadas de vias públicas. Caso o munícipe deseje árvores em áreas verdes e parques, ele deve solicitar via protocolo na Prefeitura. “O programa faz parte do Plano de Arborização do município, que tem como meta o plantio de mais de 30 mil árvores nos próximos 5 anos, em praças, parques e na frente de casas. A iniciativa aumenta a cobertura de copa e auxilia em vários aspectos o bem estar da população, como amenização do clima, aumento da fauna e valorização dos imóveis”, explicou.

 

Antes do lançamento do programa, a população também pôde requisitar espécies, mas o processo era feito por meio de protocolo na Prefeitura. Caso haja necessidade de abertura de quadro, funcionários realizam o serviço para posterior plantio. Caso o quadro já exista é feito apenas o plantio. O munícipe pode escolher a espécie que quer plantar, pelo site, pelo folder distribuído pela Secretaria ou por telefone. Os técnicos da Secretaria dão o aval se a espécie é adequada para o local.

 

A solicitação pode ser feita pelo site da Prefeitura (www.santabarbara.sp.gov.br) clicando no banner Disque Árvore, ou pelo telefone 3464-9010. Entre as espécies disponíveis para o plantio estão Aldrago, Calabura, Cassia-imperial, Escova-de-garrafa, Grevilha-anã, Ipê-amarelo, Ipê-branco, Jacarandá-mimoso, Melaleuca, Magnólia-amarela, Oiti, Pata-de-vaca, Pau-ferro, Quaresmeira, Resedá e Sibipiruna.

 

Foto: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas