18 de abril de 2024

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Dicas para montar uma estratégia de marketing personalizado

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Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, diversas empresas tiveram de se adaptar a novas formas de atrair o público e conseguir se tornar relevante no mercado. Uma das estratégias que funcionaram muito bem foi o marketing personalizado.

Pensando nisso, o texto de hoje tem o objetivo de explorar dicas para montar uma estratégia de marketing personalizado para o seu negócio, orientando quais as melhores práticas de mercado e as vantagens em utilizá-las.

A cada ano que passa o mundo muda um pouco mais. É difícil imaginar a rotina das pessoas há alguns anos atrás, e hoje, mesmo as ações e demandas mais rápidas, utilizam tecnologia ou internet de alguma maneira.

Seja um distribuidor de arame de solda ou uma empresa logística, a grande maioria dos negócios atuais aplicam a utilização de estratégias de marketing que captem a atenção das pessoas e façam com que, no mínimo, tenham um interesse genuíno pelo serviço ou produto comercializado.

Porém, a verdade é que esse tipo de ação é muito mais fácil de ser realizada no papel do que na prática.

Afinal, assim como as estratégias e métodos de trabalho, as pessoas também mudaram. Uma empresa de corte e dobra de aço, por exemplo, não irá conquistar um novo público igual fazia antigamente.

E não apenas isso, mesmo as organizações que planejam o marketing nos dias de hoje podem não ser eficazes, dependendo da forma como a ideia é aplicada. Em outras palavras, tudo está muito dinâmico e muda com facilidade.

Na mesma velocidade que os leads se interessam por algo, eles perdem o interesse e o direcionam a outro produto, vide a quantidade de informações, propagandas e estratégias que diretamente eles recebem através de anúncios em vídeos e redes sociais.

Sendo assim, uma forma de estratégia que pode ser extremamente funcional para fabricantes de embarcações, empresas de tecnologia ou qualquer outro ramo de atividade, é através do marketing personalizado.

Mas que tipo de marketing é esse? Ele funciona para qualquer segmento de empresa? Os resultados podem ser obtidos a curto, médio ou longo prazo? Quais vantagens que ele trás para a sua empresa? É difícil aplicá-lo na rotina de um negócio?

A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir. Sem mais delongas, vamos a eles.

O conceito de marketing personalizado

Primeiramente, é necessário entender o que é esse tipo de marketing e como ele funciona. De forma simples e direta, o marketing personalizado tem o objetivo de utilizar ações individuais que visem uma relação mais direta com o consumidor de forma personalizada.

Ou seja, são diversas ações e estratégias que uma empresa toma para coletar dados de seus leads para criar campanhas únicas e que lidem diretamente com o que foi estudado sobre os usuários, estejam eles ou não interessados em seus produtos de ferramentaria e usinagem.

Esse tipo de estratégia consegue ser muito eficaz por atrair os leads de maneira mais exata e aumenta a probabilidade dos usuários serem fidelizados pela marca, aumentando o lucro e o engajamento com a sua empresa.

Com isso, é possível destacar alguns benefícios que a sua empresa pode utilizar esse tipo de estratégia em seu dia a dia, como:

  • Melhoria da experiência de compra do cliente;
  • Clientes e leads mais fiéis à marca;
  • Aumento do lucro da empresa;
  • Maior engajamento.

Como foi possível observar nos destaques acima, mesmo a fabricação de moldes para injeção de plásticos pode usufruir desse tipo de prática caso o marketing personalizado seja bem aplicado.

Sempre é bom ter em mente que o cliente é essencial para qualquer negócio, pois são eles que movimentam as decisões da empresa e fazem com que ela analise qual o melhor caminho a ser tomado para a satisfação dos mesmos.

Isso permite que a organização tenha uma maior sensibilidade na hora de planejar como criar uma jornada de compra ideal para seus leads, fazendo com que a experiência final deles seja muito melhor.

Com isso, mesmo que o negócio seja líder em venda de estufas industriais, as pessoas que pelo seu trabalho se interessem e consomem seus produtos serão muito mais fiéis à marca, comprando ainda mais produtos e indicando para conhecidos, dando o voto de confiança.

Com isso, o engajamento da marca aumenta, fazendo com que seja mais reconhecida no mercado atuante e aumenta seu alcance e relevância. Em outras palavras, a empresa que adotar essa estratégia só tem a ganhar.

Como realizar o marketing personalizado

Agora que já ficou mais claro como o marketing personalizado é importante como estratégia de marketing para a sua empresa, seja ela uma comerciante de mangueiras hidráulicas ou qualquer outro ramo, é necessário entender como realizá-lo.

Os tópicos abaixo abordarão algumas dicas e orientações essenciais para o desenvolvimento desse tipo de marketing em seu negócio. Para ficar por dentro de tudo, confira.

01 – Entenda o seu público

Para que uma empresa funcione e consiga emplacar com suas estratégias e planejamento, é necessário entender quem é o seu público, o que eles gostam e quais as suas preferências. Quando pensamos em marketing personalizado, tal ação é ainda mais importante.

Para realizar essa prática, é preciso saber quem é o cliente para utilizar os dados específicos, o conhecimento da natureza, gostos, personalidade e tendência dos clientes é ainda mais necessário. 

Busque conhecer como eles agem nas redes sociais, quais canais de comunicação e de compra mais utilizam e quais suas preferências. Dessa forma, traçar o perfil deles e criar uma persona compatível é muito mais simples e funcional.

02 – Colete os dados

Desde fornecedores de chapas expandidas até grandes empresas logísticas, todas as organizações que querem ser eficientes em suas estratégias de marketing precisam coletar dados que seus clientes informam durante cadastros e pesquisas.

Quando se pensa no marketing personalizado, isso é ainda mais importante, pois esses dados são vitais para o funcionamento da engrenagem de funcionamento da estratégia, afinal, é através dessas informações que tudo será planejado.

Elas serão responsáveis por traçar os perfis e personas do seu negócio, muito utilizados para atrair mais leads e clientes, além de segmentar de maneira organizada as preferências e ser mais assertivo na hora de criar conteúdo, produtos e aprimorar os serviços da organização.

Também é necessário pensar na maneira que utilizará para coletar tais dados. Alguns são obrigatórios no momento de cadastro no site como nome, e-mail, cidade, estado e endereço. Com isso já é possível ter uma boa noção da localização do seu público.

Através de pesquisas no e-mail ou até mesmo com promoções caso respondam formulários, é possível conseguir mais informações sobre gostos, características e personalidades. Seja criativo e utilize isso a favor do seu negócio.

03 – Analise os dados constantemente

De nada adianta ter uma tonelada de dados se eles não são devidamente analisados de forma consistente, coerente e constante. Lembre-se sempre que tais dados são vitais para o funcionamento do marketing personalizado, portanto, devem ser a prioridade do negócio.

Para isso, utilize a tecnologia a seu favor e invista em softwares e ferramentas de análises de dados para consolidar todas as informações obtidas de forma que ajudem o seu negócio a tomar decisões e planejar mudanças e avanços conforme tudo se desenrola.

Fazer tal análise de forma manual é um erro, afinal, humanos erram e a probabilidade de um software errar ou passar informações que não condizem com a realidade, caso estejam devidamente configuradas, é baixíssima, aumentando então a confiança que sua empresa pode ter com aquelas informações.

Não apenas isso, mas assim como o marketing, essas ferramentas permitem que os responsáveis criem ações e práticas personalizadas que se adaptem melhor a realidade da sua empresa.

Portanto, nem todas as organizações trabalham da mesma forma ou estão no mesmo segmento para seguir um padrão estipulado pelo programa.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou algumas dicas e orientações que a sua empresa pode ter para montar uma estratégia de marketing personalizado, além de desenvolver melhor o seu conceito e apontar os benefícios que podem ser obtidos com a sua utilização.

Tudo isso irá depender da forma como cada empresa aplica tais conceitos, além de depender do segmento de atuação, porte da empresa, quantidade de tempo e dinheiro investidos na estratégia, ramo de trabalho, entre diversos outros aspectos.

Busque utilizar as informações disponibilizadas ao longo do texto como forma de orientação e continue sempre estudando mais para ser cada vez mais assertivo na implantação desse tipo de prática no seu negócio.

Resta agora apenas verificar qual a melhor maneira de utilizar tais elementos em sua organização, fazendo com que ela ganhe ainda mais relevância e autoridade, além de atrair mais leads e clientes de qualidade para o meio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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