fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Dicas para manter sua casa sempre limpa e segura

Bons hábitos ajudam. A tecnologia também pode ser aliada.

 

Uma casa sempre limpa é o sonho de muita gente, afinal é uma delícia relaxar depois de um dia cansativo sabendo que tudo está em ordem. Mas para isso, alguém precisa fazer os serviços domésticos e os hábitos que todos os moradores adotam no dia a dia são decisivos para facilitar esse trabalho.

 

Você sabia, por exemplo, que os aparelhos como ar condicionado podem ajudar a manter a sua casa mais limpa e segura de vírus e bactérias? Veja essas e outras dicas na lista a seguir.

Tire os sapatos antes de entrar

Todo mundo deveria ter uma sapateira do lado de fora de casa e um aviso para não acessar as partes internas da casa com os sapatos que foram usados na rua. O motivo é simples: não levar essa sujeira para dentro.

 

Quem tem esse hábito, garante que a casa dure muito mais tempo limpa. Não é preciso ficar descalço, se você não se sente confortável assim — basta deixar disponível os sapatos para usar no lado de dentro. É uma boa ideia ter pantufas e chinelos para oferecer para as visitas, inclusive.

Conte com os eletrodomésticos

Ambientes com ar condicionado costumam ficar limpos por mais tempo porque as portas e janelas precisam ficar fechadas, evitando que a sujeira de fora, como poeira e poluição, entrem na casa. Além disso, alguns desses aparelhos ajudam a esterilizar o ar, filtrando a própria sujeira do ambiente.

 

É importante lembrar, no entanto, que é preciso cuidar da umidade do ar e também abrir as janelas e cortinas para que o ar circule diariamente. Você pode fazer isso num horário estratégico, quando há menos veículos circulando, por exemplo. Depois é só fechar tudo outra vez.

 

Ainda na categoria eletrodomésticos está o aspirador de pó, que é muito útil para dar uma higienizada rápida na casa diariamente. Se você mora em um apartamento pequeno, o processo todo costuma levar menos de uma hora e a casa vai estar sempre limpa.

Coloque cada coisa no seu lugar

A organização também é fundamental para que a sua casa seja um lugar limpo todos os dias. Uma dica fácil é sempre colocar as coisas em seu lugar, quando não estiver mais usando. Isso vai ajudar a manter os ambientes limpos e também evita que você precise gastar muito tempo com  eles na hora da faxina.

 

Para que a regra funcione é fundamental que todos na casa a sigam. Pode ser um trabalho a mais educar quem vive com você no começo, mas depois vira hábito.

Faça faxinas semanais

Mesmo mantendo tudo em ordem diariamente, é importante fazer uma limpeza mais profunda pelo menos uma vez por semana. Isso evita que a sujeira se acumule e fique difícil de remover depois. É importante passar um pano na casa e nos móveis, além de lavar o banheiro. Os produtos de limpeza certos ajudam e muito.

 

A faxina não precisa ser uma tortura. Que tal colocar uma música e cantar enquanto executa as tarefas? Ouvir podcasts também costuma ser uma boa ideia. O resultado compensa o esforço.

Não deixe a louça acumulada

A cozinha é um dos cômodos da casa que mais precisa de higiene, afinal é lá que ficam os nossos alimentos. Inclusive, uma pia cheia de louça e restos de comida é algo muito desagradável. O ideal é lavar qualquer item assim que usar porque se a louça não acumula, você não precisa reservar um longo tempo para a tarefa.

 

Além de tudo, a louça que é lavada na hora é simplesmente mais fácil de limpar. Limpar o fogão e passar um pano na cozinha depois de cozinhar também é algo que leva poucos minutos e faz toda a diferença.

Comentários