18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dicas para manter a saúde dos pelos do seu cachorro

Compartilhe essa notícia!

Veja como manter os pelos do seu melhor amigo sempre belos e saudáveis

 

Cuidar da saúde dos pelos do seu cachorro é extremamente importante e deve fazer parte da sua rotina diária. Afinal, assim como nossos cabelos, os pelos dos cães também requerem alguns cuidados especiais.

 

Quando esses cuidados são realizados de maneira correta, além de manterem o seu cachorro peludo, eles funcionam como uma medida de prevenção contra algumas doenças, como sarnas, alergias, infecções, fungos, feridas, pulgas e carrapatos.

 

Para te ajudar a cuidar do seu melhor amigo, selecionamos algumas dicas que deixarão os pelos dele sempre saudáveis. Confira!

Banho

O banho é extremamente importante para o cachorro e não deve ser deixado de lado. Entretanto, a frequência com que ele deve ser tomado varia de acordo com a raça e as características de cada cão.

 

Geralmente, é indicado, pelo menos, um banho a cada 15 dias, mas esse intervalo pode ser menor se o seu cãozinho for bagunceiro e sujar-se com frequência.

 

Se você não levar jeito para dar banho ou não tiver tempo disponível, uma boa opção é o serviço de banho e tosa, oferecido por diversos pet shops.

Shampoos e condicionadores

A utilização de shampoos ou condicionadores inadequados pode acarretar sérios problemas para o pelo do animal, portanto, optar por produtos exclusivos para cães é extremamente necessário.

 

Uma boa escolha são os shampoos e os condicionadores terapêuticos, pois eles apresentam substâncias hipoalergênicas, feitas especialmente para os cães. Com isso, a pele e os pelos do cachorro não são agredidos. Além disso, esses produtos auxiliam na prevenção de alergias e dermatites.

Escovação dos pelos

Mesmo com o banho, é comum que, em alguns cães, haja um acúmulo de pelos e peles mortas, que costumam ser um grande incômodo para o bichinho.

 

Nesses casos, a escovação é fundamental para a retirada desse excesso, além de proporcionar uma difusão dos óleos naturais da pele do cachorro por todo o pelo, fazendo com que a pelagem fique visivelmente mais bonita e muito mais saudável.

 

Ademais, essa escovação é uma ótima maneira de passar um tempo com o seu cãozinho e demonstrar o quanto você se importa com ele.

Exposição solar

A exposição em excesso aos raios solares pode ser bastante prejudicial para a saúde da pele e dos pelos dos cachorros, principalmente para os de pele rosada e pelo branco, como os Poodles, por exemplo.

 

Assim como acontece com humanos, os raios de Sol contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele. Portanto, caso o seu cachorro tenha o costume de ficar no quintal e exponha-se ao Sol diariamente, é recomendado solicitar uma indicação de protetor solar para o veterinário do seu melhor amigo.

Alimentação

Muitos não sabem, mas a alimentação exerce um papel fundamental para a saúde da pele e dos pelos do cachorro. Assim como uma dieta saudável e balanceada traz benefícios para a nossa pele, com os cães, acontece exatamente da mesma forma.

 

Por essa razão, também é recomendado consultar o veterinário para que ele possa elaborar uma alimentação saudável, de acordo com raça, tamanho, idade e porte do seu cachorro.

 

Outra medida importante é verificar se a água do cãozinho está limpa e fresca para que ele se mantenha hidratado, principalmente se a alimentação consistir apenas em ração seca, visto que a falta de hidratação pode exercer uma influência negativa na saúde dos pelos do seu bichinho.

Pulgas e carrapatos

É importante reparar se o seu cão costuma se coçar com frequência, pois este pode ser um indício da presença de pragas, como pulgas e carrapatos, que podem causar irritação, ressecamento e até queda nos pelos do cachorro. Para evitá-las, existem diversos produtos no mercado, capazes de preveni-las e eliminá-las.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!