Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Dicas para fazer uma decoração incrível gastando pouco

Com criatividade, você consegue um ambiente mesmo sem investir muito.

 

Quando se pensa numa decoração bem feita num espaço, seja ele um escritório, casa ou apartamento, as pessoas tendem a pensar que terão que desembolsar uma boa quantia em dinheiro para deixar tudo como idealizam.

 

Se engana quem pensa assim, já que com um pouco de criatividade e organização é possível sim mudar o astral do seu ambiente sem gastar muito. Reaproveitar móveis, por exemplo, é uma excelente alternativa, assim como aplicar papéis de parede — há opções para a cozinha, quarto, sala e até banheiro.

 

Isso sem falar na reciclagem de produtos como vidro e plásticos que podem tornar peças de decoração e até utensílios domésticos. Logo, mesmo com um baixo orçamento, é possível dar uma cara nova à sua decoração.

Invista na criatividade

Para decorar um espaço, é preciso uma boa dose de criatividade. É ela que vai te fazer enxergar oportunidades de mudanças e criação a partir de objetos que você deixou passar despercebido.

 

É claro que tem aqueles que são naturalmente criativos, enquanto outros são mais práticos. Porém, essas características podem e devem ser trabalhadas no dia a dia, afinal, elas são necessárias para a nossa vida.

 

Cada vez mais, há formas de aprender novas técnicas voltadas para a decoração, a exemplo dos diversos artesanatos apresentados em programas, revistas e até mesmo sites voltados ao assunto, bem como bancos de imagens como o Pinterest que traz diversas inspirações.

 

Portanto, o primeiro passo é investir na criatividade, analisando o que pode ser alterado no ambiente a ser decorado, quais cores e texturas podem ser usadas, os objetos que darão outro aspecto visual, etc.

 

Mude os móveis de lugar

Uma das dicas mais simples no quesito decoração é mudar os móveis de lugar. Você pode não ter reparado, mas isso faz muita diferença no dia a dia, até na localização espacial.

 

Trocar as cadeiras, sofá, rack, cama, ou outros móveis te permitirá ter uma nova visão do espaço — mas lembre-se de colocá-los de forma que não atrapalhem a circulação das pessoas nem percam a sua funcionalidade.

Reforme os móveis

Outra dica é reformar os móveis que você já tem. Sabe aquela mesa de madeira que está meio fora de moda por conta da cor? Que tal dar uma lixada e depois pintar com um tom diferente? Com spray ou tinta, é possível fazer isso em casa. Você pode ainda aplicar papel contact liso ou colorido.

 

Há ainda a opção de trocar o estofamento de móveis, como sofás, poltronas e cadeiras, caso você não possa comprar um novo.

Troque a cortina

A cortina é uma peça que está presente em muitos lugares da casa, como quarto, sala e até cozinha. Com o tempo, porém, ela pode ficar envelhecida — principalmente quando o material não é de boa qualidade ou não é feita uma limpeza adequada periodicamente.

 

Trocar as cortinas por uma nova pode mudar completamente o ambiente, deixando-o mais ou menos iluminado, de acordo com a tonalidade e transparência.

Aplique adesivos e papel de parede

Para quem não quer gastar com tinta, uma excelente alternativa é apelar para adesivos e papéis de parede. Eles costumam ser vendidos em metros, portanto, saiba a medida do cômodo antes de comprar.

 

Observe bem as instruções de aplicação para que não apareçam as terríveis bolhas e a disposição não fique torta ou fora do local desejado.

Adicione banquetas e pufes

Quem gosta de unir charme e utilidade vai adorar a ideia de acrescentar banquetas e pufes em lugares como salas e quartos. Os modelos com cores fortes e estampas coloridas são uma escolha interessante para ambientes neutros.

 

Além disso, eles ainda servem como assentos extras para receber algumas visitas, deixar algum objeto (no caso das banquetas) ou ainda virar um lugar para descanso e leitura (no caso dos pufes).

Reaproveite embalagens

Num mundo onde cada vez mais a sustentabilidade se faz necessária, reaproveitar embalagens é uma excelente forma de ajudar o planeta. Embalagens de vidro, por exemplo, podem virar arranjos de flores ou mesmo potes para guardar alimentos. Caixas de sapatos podem ser usadas para guardar papéis.

 

Você pode fazer aplicações com rendas e fitas ou ainda pintar com tinta específicas, de acordo com o material usado. Com isso, terá uma decoração diferenciada e muito mais sustentável.