20 de abril de 2024

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Dicas para construir um funil de vendas otimizado

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O termo funil de vendas é usado para descrever a jornada do cliente. O funil começa com o conhecimento inicial de um produto pelo cliente e prossegue até a compra. 

Essa forma de analisar a jornada do cliente oferece às empresas uma visão melhor sobre o que torna um cliente interessado em um produto e como ele pode ser incentivado a fazer uma venda. 

O funil de vendas tem 4 principais fases:

  • Conscientização: cliente sabe do produto pela primeira vez; 
  • Interesse: descoberta sobre o produto atender as necessidades;
  • Desejo: análise dos preços e das opções disponíveis;
  • Compra: cliente potencial entra em ação e faz uma compra.

Um funil de vendas é um elemento crucial da estratégia de uma empresa. Ele permite que você visualize a jornada do cliente desde o minuto em que ele descobre sua marca até o momento em que faz uma compra.

Se você não otimizar seu funil de vendas, corre o risco de perder clientes valiosos. Você tem o poder de influenciar os compradores em potencial em cada estágio do funil de vendas, e é por isso que ele é considerado uma parte vital de sua estratégia de negócios.

O funil de vendas oferece uma melhor compreensão do comportamento do cliente e você pode até mesmo alterar as práticas de negócios com base em seus dados. Assim, você saberá onde estão os clientes das suas empresas de portão eletrônico, por exemplo.

Outros benefícios de otimizar seu funil de vendas incluem:

  • Criar clientes mais leais;
  • Empurrar mais clientes potenciais pelo funil de vendas;
  • Identificar a melhor estratégia de marketing;
  • Desfrutar de uma vantagem sobre seus concorrentes.

Confira agora dicas para construir um funil de vendas realmente eficaz para o seu negócio.

1. Compreenda o seu público

Para maximizar as conversões, você precisa atingir aqueles que estão interessados ​​em comprar seus produtos, portanto, entender seu público é fundamental. Você precisa saber quem deseja contratar serviços segurança terceirização para oferecê-los, por exemplo.

Se você está almejando o tipo errado de cliente, seu funil de vendas será ineficaz, custando tempo, dinheiro e recursos, bem como gerando poucos resultados.

O estágio de conscientização está no início do funil de vendas. Você precisa capturar o máximo de leads (potenciais clientes) possível para manter seu alcance amplo. 

Se você segmentar um público muito pequeno, ou um público de nicho, corre o risco de perder clientes que podem ter convertido no final do funil de vendas.

Construa a persona do comprador de seu público-alvo. Isso inclui idade, sexo, renda, localização e assim por diante. Dependendo do nicho do seu produto ou serviço, isso pode ser bastante específico. 

2. Crie metas no Google Analytics

A criação de metas pode ajudá-lo a visualizar seu funil de vendas e fornecer uma meta para trabalhar. Fazer isso no Google Analytics ajudará você a monitorar seus objetivos de maneira metódica. 

É nesse ponto que você faz a transição do estágio de reconhecimento do funil de vendas para o estágio de interesse. Agora que você sabe que os clientes acessaram seu site, é necessário estabelecer o que os mantém lá.

Imagine que você executa a fabricação de pia. Seu público-alvo são pessoas que estão se mudando e o Google Analytics vai ser capaz de confirmar isso.

Os dados coletados de seu site de comércio eletrônico permitirão que você veja como os usuários estão interagindo com seu produto / serviço. Isso inclui quanto tempo eles passam em seu site e em que ponto eles abandonam o carrinho ou fazem uma compra. 

3. Analise suas páginas de destino

Sua página de destino deve ser relevante para os interesses de seus clientes. Você pode usá-lo especificamente para promover seu produto ou serviço ou como uma fonte geral de informações sobre a empresa e o que você pode oferecer a eles. 

Isso ainda está nos estágios iniciais do funil de vendas, pois é uma das primeiras interações de um cliente em potencial com sua empresa, especialmente se encontrar você por meio de uma pesquisa em buscadores. 

Depois que um cliente passa do estágio de reconhecimento do funil de vendas ao encontrar sua empresa, ele passa para o estágio de interesse. É aqui que ele acessa o seu site para ver se você está oferecendo algo de que ele precisa.

Digamos que o cliente esteja procurando uma “empresa de instalação de tela de proteção”. Quando os resultados da pesquisa aparecem no buscador, eles geralmente são direcionados para uma página de destino.

Certifique-se de que seu conteúdo seja envolvente e interessante e inclua uma linguagem persuasiva para atrair o leitor. Se um cliente em potencial clica fora de sua página de destino muito cedo, isso pode afetar sua taxa de rejeição. 

4. Seja ativo nas redes sociais

Se você criar um conteúdo envolvente em seus canais sociais, é possível que a maioria das pessoas que acessam seu site o encontre por meio da mídia social. Portanto, é importante que você permaneça ativo em seus canais sociais. 

A mídia social é única porque pode cobrir todas as fases do funil de vendas. Você pode:

  • Desenvolver o conhecimento da marca por meio de postagens;
  • Aumentar o interesse com as competições;
  • Ter seguidores diretos ao seu site;
  • Vender diretamente do recurso “Loja” do aplicativo.

Pode-se argumentar que a mídia social faz parte principalmente do estágio de conscientização do funil de vendas, simplesmente porque visa atrair seguidores e, portanto, conscientização do negócio. Mas não subestime a capacidade de vender nesta fase.

5. Utilize avaliações e depoimentos

Os depoimentos e avaliações criam confiança para sua marca, que é um elemento importante do funil de vendas. Também ajudam a construir relacionamentos com seus clientes. Isso aumenta as chances de compras repetidas. 

Se um cliente chegou longe o suficiente para ver as avaliações e depoimentos de sua marca, ele atingiu o estágio de desejo do funil de vendas. Eles ficam intrigados o suficiente para ver o que os outros pensam de seu produto e querem ver se vale a pena.

É fácil coletar comentários verdadeiros de clientes com sites de avaliação oferecendo aos clientes a chance de compartilhar seus comentários sobre sua empresa com o mundo. Você também pode criar suas próprias pesquisas para obter feedback adicional.

Às vezes, você pode integrar esses comentários em seu site e exibi-los ao lado de seus produtos. Isso permite que você se destaque de seus concorrentes e dá aos clientes uma boa ideia da qualidade de serviço que receberão se fizerem pedidos com você. 

6. Crie conteúdo envolvente

Construir uma identidade forte é imprescindível. Para otimizar seu funil de vendas, você precisa construir relacionamentos com seus clientes antigos e novos. Isso pode ser feito por meio do tom de voz e imagem da marca e da identidade geral da marca. 

Conteúdo envolvente atrai clientes logo no início do funil de vendas. Esperamos que esses clientes em potencial se convertam em clientes pagantes. Se o conteúdo for interessante, a venda de areia para construção, pode se tornar mais fácil, por exemplo. 

Quando um cliente se sente conectado à sua marca, sejam seus produtos ou sua filosofia, é mais provável que eles se envolvam com ela. Isso deve fazer parte da estratégia de comunicação de sua marca.

O conteúdo nas redes sociais deve encorajar os clientes a curtir, comentar, compartilhar e até mesmo se converter em clientes pagantes. O conteúdo do seu site deve ser igualmente envolvente, compartilhando a mesma tonalidade e personalidade da marca.

Isso promove consistência, o que os compradores apreciam. Invista em produção de vídeo, designers gráficos e fotógrafos para levar sua criação de conteúdo para o próximo nível. 

Se é fabricante porca gaiola faça um vídeo de demonstração do funcionamento, por exemplo.

7. Use CTAs fortes (Call to Action)

As frases de chamariz (CTAs) tratam de converter os clientes do desejo para o estágio de compra do funil de vendas. Para fazer isso, eles devem figurar fortemente em seu conteúdo. 

Isso inclui frases como “Experimente nossa demonstração agora!” ou “Entre em contato com a equipe hoje para obter mais detalhes.” Dessa forma, você pode induzir seu cliente a adquirir o serviço de limpeza de caixa d água, por exemplo. 

Eles também devem ser incluídos em e-mails promocionais e na etapa de cesto de compras para quaisquer ofertas de última hora. Isso incentiva o comprador a fazer sua compra ou até mesmo a gastar um pouco mais. 

Certifique-se de que seus CTAs são atraentes, o que significa texto em negrito e um toque de cor. Dessa forma, eles são facilmente identificáveis ​​e os olhos do leitor são automaticamente atraídos para eles. 

Você também pode ter seu CTA como um botão clicável que leva o cliente a outra página de destino, como ‘Seja Premium’, com a opção de se inscrever. Assim, o cliente pode ter mais contato com seu site de empresa especializada em manutenção predial. 

Agora que você já sabe como construir um funil de vendas otimizado, comece a pensar em como está o seu e busque otimizá-lo para alcançar resultados ainda melhores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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