O grande segredo para uma viagem tranquila é saber como organizar a mala com opções versáteis que podem ser utilizadas independente da situação climática
Preparar uma viagem requer alguns passos importantíssimos, desde a compra das passagens até a reserva dos hotéis. Porém, o que muitos acabam esquecendo é de verificar com atenção como funciona o clima do destino. E isso vai muito além de apenas olhar a previsão do tempo, mas, sim, entender o quão severa pode ser a mudança climática repentina em determinada região.
Essa pesquisa é interessante, pois fará com que você consiga organizar sua mala da melhor forma possível, evitando peças desnecessárias. O ideal é sempre optar por peças versáteis, como calça e jaqueta leve, que podem ser utilizadas tranquilamente em dias com temperaturas amenas, mas que também serão úteis em caso de frio ou chuva.
O principal de tudo é organizar suas roupas com o objetivo de ficar confortável mesmo com possíveis mudanças de clima, tanto de um dia para o outro quanto até no mesmo dia.
Montando a mala: o que não pode faltar
Como falamos, a pesquisa pelo clima da região é o primeiro passo para entender quais roupas se encaixam melhor na sua viagem. Porém, preparamos algumas dicas de opções que não podem faltar, especialmente se o local de destino não possuir tempo tão estável.
Isso significa que você deverá preparar sua mala para enfrentar desde calor com temperaturas amenas até frio e chuva. Contudo, sem a necessidade de desperdiçar espaço com opções não tão úteis assim.
Peças versáteis
Leve sempre em consideração aquelas peças que podem ser utilizadas de mais de uma maneira. Por exemplo, uma saia é naturalmente uma opção para dias mais quentes, porém, ao levar uma meia-calça também, você terá uma opção a mais de look caso o frio apareça.
Outra ideia são aquelas jaquetas mais finas que, ao mesmo tempo que são elegantes e propícias para um frio mais ameno, podem ser utilizadas em dias ensolarados, mas com bastante vento ou chuva fina. Além disso, também são úteis para praticar esportes.
O ideal é pensar sempre em peças que podem se complementar em dias com diferentes temperaturas e evitar apostar em opções específicas, como casacos muito pesados, por exemplo, caso o destino não tenha essa característica.
Camadas de roupas
É muito comum que em alguns destinos o viajante encontre diferentes climas no mesmo dia: frio pela manhã, sol à tarde, chuva no fim do dia e frio novamente à noite. Isso significa que é praticamente impossível sair da acomodação apenas com um tipo de roupa, especialmente se a ideia é passar o dia todo turistando.
Por isso, montar a mala pensando em camadas de roupas ajuda muito. Ou seja, um casaco mais grosso, uma blusa de frio e uma camiseta, uma calça fina e um shorts, meias de cano alto e cano baixo, além de acessórios como toucas, luvas e óculos de sol, são imprescindíveis.
Com essa ideia de camadas, é possível escolher a roupa do dia, pensando em ir retirando parte dela conforme a temperatura for mudando. Dessa forma, fica mais fácil sentir-se confortável mesmo com as alterações climáticas do dia.
Materiais respiráveis
Existem algumas roupas que apresentam tecnologia respirável, que nada mais é do que permitir que o ar circule por seu corpo, mesmo que você esteja usando determinadas peças. Esse tipo de opção é fundamental se o seu destino for um local mais quente, já que caminhar para conhecer pontos turísticos pode não ser tão agradável sem as peças ideais.
Acessórios
Além das roupas, alguns acessórios são indispensáveis tanto para compor o seu look do dia quanto para te proteger das mudanças do clima. Em dias mais quentes: Dicas de viagem óculos de sol, bonés ou viseiras não podem faltar. Já nos momentos de frio, não deixe de usar luvas, cachecóis, gorros ou toucas, protetor de orelha e até a segunda pele.
Cuide do seu corpo
Agora que você já sabe quais os tipos de roupas deve levar, não esqueça de que é preciso cuidar do seu corpo. Em destinos mais quentes, o uso do protetor solar é indispensável. Já em locais frios, é ideal utilizar um hidratante corporal, para evitar que a pele fique ressecada por conta das baixas temperaturas. Em ambos os casos, lembre-se sempre de hidratar-se corretamente.
Com essas dicas, sua viagem será muito mais tranquila e você estará preparado para qualquer tipo de clima, mesmo que as mudanças de temperaturas sejam mais rigorosas. Faça as malas com calma e monte um check-list para não esquecer de nenhuma opção.




VEJA TAMBÉM
Mottu abre inscrições para Programa de Trainee 2026 com salários de até R$ 6 mil
Vem aí: Fórum Mundial Espírito e Ciência celebra 25 anos com evento on-line
Simone Mendes lança “Mesmice”, mais uma faixa do DVD “Cantando Sua História 2”