Santa Bárbara d´Oeste Saúde 

Dia Mundial da Saúde: Informação, Educação e Qualidade de Vida


Quem nunca pesquisou no Google sobre alguma doença? Pois é, se antes o site não garantia a veracidade das informações apresentadas nos links dessa busca, agora ele apresenta dados confiáveis, desenvolvidos por dezenas de médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

“O ‘Doutor Google’ já diagnosticou e prescreveu muitas receitas. Infelizmente, até agravou o estado clínico de várias pessoas, que sofreram dobrado após navegarem por sites sem respaldo de especialistas. A parceria do buscador com o Albert Einstein é para ser celebrada neste Dia Mundial da Saúde – 7 de abril -, pois é um bom exemplo da união da Informação com a Educação, pela Qualidade de Vida”, afirma a educadora Ana Lúcia Maestrello.

Ao buscar por algo como “catapora” ou “sarampo”, por exemplo, o usuário verá um quadro especial no canto direito da tela de buscas com diversas informações sobre aquela doença, incluindo uma descrição e uma lista dos principais sintomas. Na parte inferior, sempre vemos a mesma fonte: Hospital Albert Einstein.

Por enquanto, o Google não revela exatamente quantas doenças estão dentro desse programa especial, dizendo apenas que são “centenas das doenças mais buscadas”. Talvez isso explique a presença da “dengue” e da “zika”, ambas em alta no noticiário do Brasil, mas a ausência da chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti, mas ainda sem tanta atenção no país.

Segundo o site, o projeto nasceu há alguns anos com os seus engenheiros do escritório de Belo Horizonte, mas só foi lançado no ultime mês. Apesar disso, vale notar que a plataforma foi disseminada antes nos EUA.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. A data foi estabelecida para coincidir com o dia de fundação da Organização Mundial da Saúde.

 

 

Juan Piva – Assessoria

 

Comentários

Leia também...