19 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dia Internacional do Autocuidado: atenção à saúde deve existir desde a infância

Foto: Freepik

Compartilhe essa notícia!

Data criada pela OMS pode ajudar os pais a conscientizarem as crianças sobre a importância de cuidarem da própria saúde.

O Dia Internacional do Autocuidado é celebrado no Brasil no dia 24 de julho. Criada em 2011, a data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o propósito de conscientizar pessoas de todas as idades sobre a tomada de decisões em relação à saúde e ao bem-estar próprios, incluindo as crianças.

O autocuidado é um tema que tem ganhado notoriedade entre os mais jovens. Na rede social TikTok, apontada como a mais usada por brasileiros com idade entre 9 e 17 anos, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a hashtag “autocuidado” tem quase um milhão de conteúdos.

As publicações trazem trends que mostram itens, como creme e perfume importado, dicas de skincare e vídeos de crianças que falam sobre o assunto. Mas o que nem todos esses criadores de conteúdo sabem é que existe, de fato, um dia totalmente dedicado para o autocuidado. 

Segundo a OMS, os pilares do autocuidado são o uso racional de produtos e serviços de saúde, o conhecimento de informações sobre a saúde, o bem-estar mental e o autoconhecimento, a prática de atividades físicas, a alimentação saudável, a consciência sobre atitudes de risco, como tabagismo e álcool em excesso, a higiene pessoal e a limpeza do ambiente. 

Como abordar o autocuidado com crianças

Pais e responsáveis podem aproveitar a data instituída pela OMS para abordar o autocuidado com as crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), durante a infância, são adquiridos os primeiros hábitos que podem gerar impactos para a vida adulta. 

É nessa fase que as crianças aprendem sobre a importância de escovar os dentes, tomar banho, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas. Também pode ser a oportunidade de ensinar sobre a importância dos nutrientes para a saúde do organismo e explicar a importância de uma dieta equilibrada, evitando o consumo excessivo de açúcar.

A orientação é para que os assuntos sejam abordados de forma natural, a partir do dia a dia. Se alguém da família faz uso de algum tipo de suplementação, como Colflex, ômega 3 ou outros produtos, pode conversar com a criança sobre os nutrientes que estão sendo adquiridos e os efeitos esperados.

Nesse momento, é aconselhável compartilhar as informações do profissional da saúde sobre como usar o Colflex, ômega 3 ou outro produto para que a criança entenda que o suplemento deve ser consumido apenas por quem recebeu a prescrição.

O mesmo tipo de abordagem pode ser feita para falar sobre higiene e atividades físicas, podendo os familiares inspirarem as crianças a descobrirem esportes ou outros exercícios  que mais agradam os pequenos. A longo prazo, o diálogo contribui para que as medidas integrem a rotina das crianças e tornem-se hábitos para a manutenção da saúde e do bem-estar, físico e mental.

Brasileiros estão mais atentos ao autocuidado

Outros dados da OMS destacam que medidas de autocuidado podem ajudar a garantir uma vida mais saudável a longo prazo. Pessoas que adotam a prática regular de atividade física e não recorrem ao tabaco podem prevenir 81% das doenças cardiovasculares.

Em entrevista à imprensa, o diretor-executivo da OEX, Marcelo Sztajn, informou que há uma infinidade de itens que podem auxiliar no ganho de bem-estar pessoal. Para as crianças, os pais encontram desde itens alimentícios, como leite em pó Nan Supreme 1, até produtos focados para os cuidados com a pele.

De acordo com Marcelo, o mercado de produtos de autocuidado está em expansão no Brasil, fator que impulsiona a conscientização sobre saúde mental e bem-estar. Não é à toa que o país ficou na quarta posição no Índice de Prontidão do Autocuidado, pesquisa liderada pela Global Self-Care Federation (GSCF). O estudo integra a colaboração da GSCF com a OMS para apoiar a implementação da Estratégia da Medicina Tradicional 2014-2023 da autoridade de saúde.

Outra pesquisa, realizada pelo Ibope e encomendada pela Bayer, revelou que a maior parte da população nacional entende que o autocuidado ajuda a estimular o sistema imunológico, reduzir os riscos de ficar doente e promover o bem-estar. 

Em levantamento feito em 2022, a OMS destacou que, na média mundial, as pessoas gastam menos de uma hora por ano com um profissional de saúde, mas gastam mais de 8.700 horas por ano com práticas de autocuidado.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!