24horas Variedades 

Dia do Amendoim é celebrado em 13 de setembro

Leguminosa possui alto valor nutricional e é benéfica para a saúde

 Popular na dieta dos americanos, o amendoim possui até data oficinal no calendário dos Estados Unidos: em 13 de setembro é celebrado o National Peanut Day. Contudo, não é só em terras estrangeiras que a leguminosa é apreciada e comemorada. Pesquisa Conecta, encomendada pela Abicab, revela que o amendoim é o nut preferido de 45% dos brasileiros.

O mesmo levantamento indica que 40% das pessoas acreditam que faz bem para a saúde e é rico em proteínas (42%). E elas não estão erradas. Fonte de vitaminas e com alto valor nutricional, o amendoim possui propriedades funcionais que contribuem com a saúde, quando consumido de forma moderada. A porção indicada é de 30 g/dia.

O alimento é rico em vitamina E, reconhecida por seu papel antioxidante e também responsável por contribuir na preservação do sistema imunológico; vitaminas do Complexo B, que são essenciais ao sistema nervoso e ajudam na formação de neurotransmissores como a serotonina (proporciona sensação de bem-estar); além de possuir Ômega 3 e Ômega 6, cuja função combinada promove renovação celular e previne o envelhecimento.

Entre outros compostos, a leguminosa também apresenta ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como gorduras do bem, que contribuem para prevenção de doenças cardiovasculares, e fibras que garantem saciedade por um período superior a duas horas – o que torna o consumo de amendoim nos lanches intermediários um aliado para a adesão a planos de reeducação alimentar.

Diversidade e qualidade dos produtos

Em forma de pasta, doce, torrado, com ou sem sal, o amendoim é um alimento versátil que pode ser consumido em diversas ocasiões. As indústrias do setor de Amendoim oferecem um amplo portfólio, com opções que atendem aos diferentes perfis e demandas do consumidor. A Abicab, por sua vez, zela pela qualidade desses produtos, por meio do Programa Pró-Amendoim.

O selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” é concedido a empresas associadas que atendem aos requisitos da legislação em relação aos níveis de aflatoxinas e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros (auditados e monitorados pela DNV-GL).  

Atualmente, o Brasil é o 14º maior produtor de amendoim in natura do mundo, tendo registrado produção de 515 mil toneladas na safra 2018/2019, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Sobre a ABICAB

Fundada em 1957, a Abicab representa os principais fabricantes de Chocolate, Amendoim e Balas junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 26,4 bilhões e gera mais de 42 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central implementar ações de valorização, promoção e fomento dos mercados interno e externo nestes setores.

Comentários

Notícias relacionadas