Dia D do movimento Novembro Azul será amanhã

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (22) o Dia D do movimento Novembro Azul. A ação ocorrerá das 8 às 11h30 no Centro Médico. Serão realizados diversos atendimentos a população masculina com acolhimento, palestras, orientações em grupo e individuais, medidas antropométricas, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação e orientação sobre a prevenção do câncer de próstata. O público alvo são homens com idade entre 50 a 70 anos ou acima de 45 anos com histórico familiar de câncer. O Centro Médico está localizado na Rua Prudente de Moraes, 231, Centro.

O objetivo é promover orientações aos homens de maneira integral, abordando temas de saúde com um público que geralmente não costuma procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para realização de ações preventivas. Durante as atividades os profissionais da rede contarão com apoio dos alunos do curso de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic.

O Novembro Azul é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de próstata realizado todos os anos no mês de novembro, com a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce da doença. Em 2014, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam-se 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão.

“Fique Sabendo”

A Prefeitura inicia no próximo sábado (22) a campanha “Fique Sabendo”, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com prefeituras. A abertura da ação será no Centro Médico. A iniciativa será realizada até dia 3 de dezembro no Centro Médico, Centro Comunitário do Romano, Pronto Socorro Afonso Ramos, AMEV (Associação de Melhoria de Vida), Faculdade Politec, Faculdade Anhanguera e Shopping VIC Center.  A campanha também será estendida a todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é diagnosticar precocemente a contaminação pelo vírus HIV e pela Sífilis.

Foto: Arquivo

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas