Dia D da Vacinação contra Sarampo e Poliomielite acontece neste sábado

O Dia D da Vacinação contra Sarampo e Poliomielite acontece neste sábado (8), das 8 às 17 horas, nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa organizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura, segue até o dia 28 deste mês, devendo imunizar mais de nove mil crianças entre um a cinco anos incompletos (Sarampo) e entre seis meses de vida a cinco anos incompletos (Poliomielite). As doses seguem disponíveis nestes pontos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas, e no dia 22, das 8 às 17 horas. A vacinação em bairros da Zona Rural teve início nesta semana.

 

A meta é atingir uma cobertura vacinal de 95% das crianças na faixa etária prevista na campanha. As demais vacinas do calendário poderão ser aplicadas simultaneamente para as crianças com atraso no esquema vacinal. Para requisitar a vacina apenas é necessário que os pais ou responsáveis da criança apresentem o cartão de vacinação.

 

A vacina oral contra a poliomielite protege contra os três tipos de vírus da pólio causador da paralisia infantil, possuindo uma eficácia de 95%. Desde 1990, nenhum caso foi registrado no país. As aplicações são necessárias para a manutenção da situação. Já a vacina contra o sarampo ainda garante a imunização contra rubéola e caxumba. O sarampo tem como sintomas febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, conjuntivite e coriza.

 

Comentários

Notícias relacionadas