Imagem Ilustrativa
Após um dezembro marcado por encontros, pratos festivos e aquela combinação irresistível de doces e drinks, janeiro costuma chegar com a impressão de que a rotina alimentar saiu completamente do eixo. As celebrações de fim de ano trazem, naturalmente, refeições mais calóricas, maior consumo de álcool e horários irregulares, o que pode resultar em desconforto, inchaço e na famosa sensação de ter “passado um pouco do ponto”.
Segundo o professor de Nutrição da Afya Centro Universitário Itaperuna, Diego Righi, esse é o momento ideal para adotar um “detox inteligente”, ou seja, um conjunto de práticas que ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio sem cair em dietas restritivas ou métodos milagrosos. “Detox inteligente não é dieta radical. É um retorno à rotina e apoio ao corpo, sem dietas extremas. Um conjunto de práticas que ajuda o corpo a recuperar equilíbrio depois de um período de exageros, sem métodos milagrosos”, explica o nutricionista.
O especialista ressalta que o detox não deve ser entendido como uma punição ou um ato emergencial para “anular” os excessos, mas como uma reorganização do organismo por meio de escolhas simples e consistentes. “Nosso corpo já conta com sistemas de desintoxicação muito eficientes. Fígado, rins, intestino, pulmões e pele trabalham o tempo todo para filtrar, transformar e eliminar substâncias. O que faz diferença é dar condições adequadas para esse funcionamento, com alimentação adequada, boa hidratação, sono e rotina equilibrada, em vez de ‘limpezas’ radicais de poucos dias”, enfatiza.
Para ajudar a “turbinar” o detox pós-festas, o nutricionista dá 5 dicas fundamentais:
- Aumente a hidratação, priorizando água, chás naturais e água de coco ao longo do dia.
- Monte refeições leves, com foco em frutas, verduras, legumes e fibras para melhorar o funcionamento intestinal.
- Reduza o consumo de álcool e ultraprocessados por alguns dias para ajudar o corpo a se reorganizar.
- Inclua atividade física leve diariamente, como caminhadas ou alongamentos.
- Retome a rotina de sono, garantindo noites completas para apoiar o metabolismo e o bem-estar.
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

