8 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Desvenda como usar a alfaiataria masculina com estilo

Compartilhe essa notícia!

A alfaiataria masculina, um tipo de corte sofisticado que valoriza a peça com uma modelagem distinta, oferece um estilo incrível para qualquer homem!

E mesmo que se trate de peças conhecidas por sua elegância e sofisticação, são peças que cabem em vários estilos. Seja para um look mais casual, informal, semi-formal, clássico, ou de gala, a alfaiataria está lá para cumprir seu papel com peças incríveis que só fazem enriquecer o look! Saiba mais a seguir!

Quais são as principais peças de alfaiataria masculina?

Existem peças que são centrais para a alfaiataria masculina e se beneficiam ao máximo desse tipo de modelo. Elas podem ser compostas e eleitas como as mais tradicionais e versáteis deste estilo. Entendê-las é conhecer mais sobre como a alfaiataria funciona e pode impactar seu estilo. Elas são: 

  • Paletó;
  • Camisa social;
  • Calça de alfaiataria;
  • Colete de alfaiataria;
  • Costume;
  • Terno.

Essas são peças essenciais para montar looks dentro desse conceito. Aqui nessa seleção de roupas de alfaiataria exclusivas, você encontra opções de alta qualidade e acabamentos impecáveis. Tudo para montar looks atemporais e elegantes para diversas ocasiões!

Como montar looks com alfaiataria masculina?

Para montar os looks com alfaiataria masculina é preciso conhecer alguns truques importantes, como observação do caimento, saber compor visualmente as peças, combinar cores, entre outras práticas. Visando te auxiliar a criar um estilo próprio e que ao mesmo tempo consiga se adaptar bem às peças, separamos dicas essenciais abaixo! 

Com essas dicas você terá maior possibilidade de criar um look maravilhoso onde a alfaiataria brilha e mostra o seu poder visual. São looks incríveis e que compõem um ótimo visual. Logo, fique ligado para utilizar todos em seu dia a dia. Você verá como a alfaiataria masculina pode ser versátil, quando bem utilizada! 

Cuide do caimento de cada peça

O caimento é um detalhe importante para uma peça de alfaiataria, pois ela define o quão ajustada ela será ao seu corpo. Idealmente, uma peça não deve ser nem larga e nem justa. Peças largas demais podem passar uma má impressão e não ficam adequadas, as muito justas também não e ainda podem incomodar bastante.   

Considere a ocasião e dress code

Cada ocasião tem seu próprio dress code, seja este formalmente solicitado ou culturalmente aceito e você deve analisá-los antes de criar seu próprio visual. Como comentamos, a alfaiataria permite uma variedade incrível de estilos, então não fique preocupado se irá conseguir peças para compor um estilo solicitado pelo dress code. 

Por exemplo, é possível criar algo casual chic com as peças de alfaiataria. Embora sejam sofisticadas, é possível unir o casual com o elegante, como calça de alfaiataria com camiseta básica. Porém, depende muito da ocasião. Em locais que requerem um look mais social, prefira costume ou terno.

Seja criterioso com a qualidade das peças

Não se constranja em procurar peças de alfaiataria que sejam de ótima qualidade. Por qualidade indicamos não apenas o seu visual, que deve ser muito bem pensado, com cortes modernos e que são harmônicos esteticamente, mas, também, tecidos de ótima qualidade e acabamento impecável. Quanto melhor for o tecido de uma peça, maior seu tempo de vida. 

Atenção ao tecido

Ainda sobre qualidade, é fundamental prestar atenção no tecido das peças de alfaiataria. Existem tecidos clássicos utilizados, como:  

  • Crepe de alfaiataria: produz peças pesadas, elegantes e confortáveis;
  • Jacquard: oferece um caimento mais sofisticado, elegante, mas ainda pesado;
  • Zibeline: dá a peça um brilho único, também é pesada e sofisticada;
  • Lã: um dos mais requintados;
  • Oxford: produz peças bem estruturadas, uma mistura de algodão com poliéster.

Esses são os tecidos mais recomendados para as peças de alfaiataria. Dê preferência a eles na hora de realizar sua compra e tenha uma linda roupa de alfaiataria masculina. 

Prefira padronagens clássicas

As padronagens clássicas de alfaiataria são muito mais seguras para você compor um visual mais requintado. Entre as mais usuais está a Príncipe de Gales e a risca de giz. Porém, existem outras opções para escolher e tornar o visual com um toque mais especial.

Escolha por peças com cortes e modelagens mais modernas

Os cortes modernos costumam ter vantagens exclusivas, como um visual mais impressionante e um estilo que flerta com o clássico e o novo ao mesmo tempo. São opções mais ajustadas ao corpo do homem, que torna o visual mais atraente.

Para homens que querem causar impacto com o seu visual, esta é sem dúvidas uma dica que deve ser levada em conta. 

Adicione acessórios minimalistas e elegantes

Acessórios devem ser combinados com suas peças de alfaiataria e embora a lista de acessórios masculinos possa ser um tanto mais escassa em comparação com a feminina, ainda assim há várias opções!

Entre as mais interessantes estão as pulseiras, colares, relógios, entre outros. Vale também adicionar aqueles acessórios específicos para ternos, como abotoaduras, pin de lapela, prendedor de gravata, lenço de bolso e uma bela gravata.

Opte pelo calçado que combine com a proposta

E por fim, finalize o seu look com um lindo sapato que encarne de maneira satisfatória a proposta do look. É necessário que o calçado seja bem pensado e consiga conversar com todo o visual. Leve em conta na escolha o que as peças dizem, o que você busca como personalidade para o traje e outros detalhes importantes. 

Só há uma regra que vale ser mencionada a respeito do calçado: evite os sapatênis. Prefira opções clássicas como o sapato social, que fica ótimo com essas peças. Entre os modelos, vale apostar no oxford, derby, loafer, e muito mais.

Aplique nossas dicas sobre como utilizar as peças de alfaiataria e seja reconhecido como um homem de bom gosto e ótimo estilo! Sem dúvidas, essas peças irão somar para que você tenha um estilo de fazer inveja a qualquer um e, combinadas da maneira correta, seu look ficará ótimo. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!