Saúde 

Descubra como o estresse afeta a saúde da sua boca

O estresse está presente praticamente do dia a dia de todas as pessoas atualmente, por isso, é importante saber quais são os danos que ele pode trazer a nossa saúde e como evitá-lo. Neste artigo mostraremos como o estresse afeta a saúde da sua boca.

Faça um teste. Comece a perguntar para pessoas desconhecidas na rua, dos mais variados estilos, gêneros e idades e você descobrirá que todas elas têm uma coisa em comum: a presença do estresse.

Atualmente é praticamente impossível encontrar alguém que não sofra com esse problema, seja no trabalho, com questões pessoais ou familiares.

No entanto, além de causar muitos problemas à saúde de uma maneira geral, esse sentimento pode trazer também consequências graves à saúde bucal.

Acompanhe esse artigo e descubra como o estresse afeta a saúde da sua boca.

Como o estresse afeta a saúde da sua boca?

O estresse e outros desequilíbrios psicológicos podem afetar tanto a saúde do seu corpo de uma maneira geral, como a da sua boca.

Segundo especialistas, pessoas que são submetidas a situações de estresse constantemente, liberam mais hormônios responsáveis por controlar a regulação do sistema imunológico, que podem atrapalhar o bom funcionamento desse sistema, deixando o corpo mais propenso a infecções e com uma maior sensibilidade a dor.

Quando esse quadro é aliado a uma rotina errada de higienização bucal, podem surgir problemas e doenças bucais graves, como periodontite.

Além disso, o estresse pode ajudar no desenvolvimento de problemas como a disfunção temporomandibular, também conhecida como ATM e o bruxismo.

Problemas que, além de aumentar as chances de quebra e perda dos dentes devido ao desgaste excessivo causado por movimentos involuntários, ainda trazem consequências como fortes dores de cabeça, crises de enxaqueca, mau hálito, cáries, aftas e mais.

Como evitar os problemas que o estresse pode trazer a saúde bucal?

A melhor maneira de evitar esses tipos de problemas é investindo na prevenção. É preciso, primeiramente, que medidas sejam tomadas para que o estresse seja reduzido.

Para isso vale contar com atividades como yoga, pilates, meditação e até mesmo ajuda psicológica profissional.

O segundo caminho é contar com o acompanhamento de uma dentista especializado e de confiança. Se você tiver acesso a um plano odontológico, pode procurar um dentista, pelo menos, a cada seis meses para realizar uma limpeza e ver se está tudo certo.

Caso não tenha um convênio, deve se informar no posto de saúde como pode ter acesso ao profissional ou então marcar uma consulta particular.

Também é importante que a higiene bucal não seja negligenciada. Realizar as escovações diárias e fazer uso frequente do fio dental é fundamental para que a saúde da sua boca se mantenha em dia.

Vale a pena também dar mais atenção a sua alimentação e seus hábitos diários, como o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo e a qualidade do seu sono.

Além de evitar as situações que aumentam os níveis de estresse para você, todos esses fatores ajudarão você a manter seu estresse em níveis mais baixos e sua saúde física e bucal em dia.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net

Comentários

Notícias relacionadas