seg. jan 27th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Denis Andia sanciona lei de Dr. José sobre aquecimento global

O prefeito Denis Andia (PV) sancionou, esta semana, a Lei Municipal nº 3.719, de 13 de março de 2015, de autoria do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), que cria o Programa de Redução do Aquecimento Global no município de Santa Bárbara d’Oeste. A proposta foi aprovada no mês passado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a lei, o programa visa estimular através de ações a pintura, na cor branca, dos telhados das construções na cidade. O município poderá promover, com o auxílio da sociedade, palestras com orientações à população sobre a importância das coberturas refletivas e tetos verdes.

Segundo o Dr. José, alguns países já começaram a se preocupar com o aquecimento global, através de ações para diminuir as causas desse aumento de temperatura no planeta. Uma das ações que estão sendo tomadas em alguns países e também agora em algumas cidades brasileiras é a pintura dos telhados brancos e também os chamados telhados verdes, aqueles com coberturas vegetais. Uma atitude global para tentar reduzir o aquecimento do planeta, através de atitudes sustentáveis. Entre elas reduzir as chamadas ilhas de calor com as pinturas dos telhados ou a cobertura verde.

Dados da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, mostram que cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados. A maioria dessas coberturas é escura e reflete apenas 20% da luz solar. Essas ilhas de calor influenciam nas mudanças climáticas locais que afetam principalmente a formação de nuvens e consequentemente a precipitação pluviométrica (chuvas). Influenciam também no desempenho da agricultura. Em nossa cidade, o ano passado houve uma queda em torno de 30% no plantio de cana de açúcar devido à falta de chuvas.

O aumento de temperatura aumenta gastos com ar condicionado, a poluição do ar e a ocorrência de doenças relacionados ao calor. Com o uso dos tetos pintados de branco, os raios solares são refletidos novamente para a atmosfera, diminuindo as ilhas de calor. “É uma proposta que pode dar bons resultados na cidade a médio e longo prazos. Depende também da conscientização do nosso povo”, afirmou Dr. José.

Comentários

Dennis Moraes