Defesa Civil ministra oficina de capacitação a educadores

A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, órgão vinculado à Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), ministrou na última quinta-feira (23) a oficina “Princípios e Diretrizes de Defesa Civil e Gestão de Redução de Riscos e Desastres” a educadores da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Secretaria de Educação e integrou a programação do curso de capacitação “Semeando Saberes”.

 

Na ocasião foram abordadas as diretrizes que norteiam o plano base de ação de Proteção e Defesa Civil como protagonista local, atuando efetivamente em seus territórios com área de risco. Durante toda oficina os educadores tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos de um sistema de alarme, ciclos de gestão de risco e ciclos de gestão de desastres, além de ressaltar o papel fundamental da educação em todo contexto.
Também foi apresentado aos educadores o sistema de monitoramento utilizado pela Defesa Civil barbarense. “Através do Centro de Gerenciamento de Emergência, instalado na Casa Militar, em São Paulo, juntamente com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas na Agricultura) temos todo um o monitoramento do acumulado, previsão de chuvas, índices pluviométricos e monitoramento as áreas de riscos, facilitando o trabalho na prevenção de ocorrências”, explicou o agente da Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, Ezequiel Matos. “Estamos cumprindo os objetivos da legislação atual e da Administração Municipal, atuando efetivamente na área educacional em nosso município”, completou.

 

Comentários

Notícias relacionadas