Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Dança abre edição de 2016 do Circuito Cultural Paulista em Nova Odessa


Grupo Gumboot Dance Brasil apresenta o espetáculo “Yebo” neste sábado, dia 19, na Praça Central José Gazzetta

 

“A vida que conhecemos, vivida na superfície, nem sempre supõe que sua sustentação acontece também fora dela. Um mundo que se desenvolve e constrói sua própria linguagem vai dentro dos túneis das minas por onde milhões de homens extraem da terra o mineral depositado em camadas de vida que já foram. Não importa o material que se busque, que se retire disso: pode ser ouro, pode ser carvão, pode ser ferro. O peso é o mesmo, sempre”. Esta é a concepção de “Yebo”, espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil que será apresentado neste sábado, dia 19, a partir das 20h, na Praça Central José Gazzetta, em Nova Odessa. A apresentação abre, em grande estilo, a edição de 2016 do Circuito Cultural Paulista.

 

Extraído a partir das batidas das botas de borracha no chão – daí o termo Gumboot – o espetáculo “Yebo” apresenta através da expressão corporal a exploração das minas e também dos sete povos da África levados para a extração do minério. O projeto leva assinatura do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira.

 

“Através do Circuito Cultural Paulista buscamos apresentar ao público espetáculo de dança, música, teatro. Estamos iniciando em grande estilo nossa edição de 2016 deste projeto com esta apresentação. É um trabalho diferenciado e que merece ser prestigiado”, disse o diretor de Cultura e Turismo de Nova Odessa, Leonardo Blanco.

 

“Estou muito feliz em receber em Nova Odessa um espetáculo desse porte”, continuou o diretor, que destacou o bom relacionamento da Diretoria junto à AAASP (Associação dos Amigos das Artes de São Paulo), organização gestora do Circuito Cultural Paulista em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. “Graças ao bom relacionamento que temos com os organizadores destes projetos temos sido agraciados com apresentações primorosas.”

 

Realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Circuito Cultural Paulista visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas, o projeto propõe atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística.

 

O GRUPO – O Gumboot Dance Brasil surgiu em 2008 a partir do trabalho de pesquisa de Rubens Oliveira. Com formação inicial de Ivaldo Bertazzo e tendo atuado com profissionais como Antônio Nobrtega, Inês Bogéa, Suzana Mafra e Benjamim Taubkin, Oliveira teve seu primeiro espetáculo em 2010. Em 2012, esteve em Paris ministrando workshop e o grupo tem se apresentado por todo País apresentando e ensinando o Gumboot, uma forma de dança popular criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro de carvão da África do Sul para se comunicarem.

 

‘BATALHA NA ESTAÇÃO’ TAMBÉM É NESTE SÁBADO

 

Além do Circuito Cultural Paulista, Nova Odessa também realiza neste sábado, dia 19, mais uma edição do projeto “Batalha na Estação”, projeto iniciado neste ano pela Diretoria de Cultura e Turismo com objetivo de apoiar e difundir o hip hop.

 

O projeto terá início às 16h na Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária) e terá abertura com Selectrixx e apresentação de Vitex, DJ Uru e DJ Gumé no encerramento. Os participantes disputam oito vagas e o primeiro colocado receberá um prêmio especial. A entrada para o evento é 1kg de alimento não perecível.

 

Outras informações sobre o “Batalha na Estação” podem ser obtidas na Diretoria de Cultura e Turismo, que fica na Avenida João Pessoa, 253, Centro. O telefone é 3466-2196 e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Dennis Moraes