DAE vai adquirir mais 25 mil hidrômetros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como uma das medidas para minimizar as perdas de água tratada, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste publica amanhã (terça-feira, dia 7) o Aviso de Licitação, na modalidade Pregão Presencial nº 07/2014, para a compra de 25 mil hidrômetros, com valor estimado em R$ 1.688.895,00. A empresa vencedora irá disponibilizar os novos aparelhos, atendendo às especificações estabelecidas pelo INMETRO, mediante entrega parcelada, conforme a necessidade da autarquia.

As substituições dos hidrômetros valem para os medidores com mais de cinco anos de uso, que é o tempo do desgaste natural do aparelho, e que acaba interferindo no processo de leitura. Os imóveis que possuem hidrômetros dentro dessa condição terão os aparelhos trocados pelo DAE sem custo para o consumidor.

O funcionário Flamarion Stéfano Cabral, responsável pelo setor de Fiscalização, argumenta que a medida beneficia tanto o departamento, com o controle de perdas, quanto consumidor: “Os hidrômetros que apresentam esse desgaste acabam trazendo prejuízos também para o consumidor. Por exemplo, em um possível vazamento no imóvel o hidrômetro vai marcar sempre a menos e os danos causados pelo vazamento podem ser maiores, no caso de danos estruturais e se não for detectado a tempo, e isso é possível pela leitura realizada mensalmente em hidrômetros com funcionamento adequado”, explicou Cabral. Desde 2009, o DAE já trocou, aproximadamente, 30 mil hidrômetros nessas condições. A cidade possui quase 61 mil ligações de água.

Segundo o Diretor Superintendente, Rafael Piovezan, esse tipo de investimento é obrigação do setor público, uma vez que auxilia no controle de perdas. “Acredito que um dos grandes desafios no Departamento de Água e Esgoto do nosso município é a realização sistemática dos procedimentos que permitem a redução das perdas da distribuição de água. Certamente, essa é uma das estratégias que temos considerado para melhorar o desempenho das nossas atividades. O plano para o enfrentamento da crise hídrica envolve ações imediatas e estratégicas, a médio e longo prazo, posso garantir que temos trabalhado diariamente nisso. Por fim, vale ressaltar a importância do consumo consciente por parte da população, nossos mananciais são feitos para reservar uma grande coleção hídrica, mas atravessamos um evento de estiagem histórico. Precisamos reduzir o consumo”.

A entrega dos envelopes é até o dia 21 de outubro, encerrando-se às 9 horas, iniciando a Sessão do Pregão às 9h30 do mesmo dia. A partir da publicação, o edital poderá ser retirado no Departamento de Suprimentos na sede administrativa do DAE, na Rua José Bonifácio, 400, Centro, e estará disponível para consulta no site da autarquia: www.daesbo.sp.gov.br.

 

Comunicação Social – DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas