DAE troca rede de água de 40 anos no Centro


Tubulações de ferro estavam obstruídas por crostas de ferrugem, o que diminuía pressão e favorecia surgimento de vazamentos

 

A obra para troca de redes e adutoras de água tratada do Centro de Santa Bárbara d’Oeste continua. O serviço realizado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) prevê a troca de 24 mil metros de tubos em investimento de cerca de R$ 2,8 milhões entre recursos próprios da autarquia e do Governo do Estado de São Paulo. Cerca de 21 mil metros são de material de ferro, instalados há mais de 40 anos na região central, que encontram-se bastante obstruídos pelas crostas de ferrugem decorrentes da ação do tempo, o que favorece o surgimento de vazamentos.

 

De acordo com a equipe técnica do DAE, a ferrugem ocorre devido a uma reação química do metal e surge na presença constante da água e do oxigênio na tubulação, causando o que se chama de oxidação, estreitando a passagem do líquido e facilitando o aparecimento de rachaduras nos tubos.

 

“A troca das tubulações da área central causa certo transtorno, pois é uma obra que acontece em locais de alto fluxo de pessoas e comércios. Porém, quando vimos a tubulação que estava enterrada há dezenas de anos e que levava a água para o consumo de milhares de barbarenses, percebemos o quão necessária esta intervenção é, e por quanto tempo a população de Santa Bárbara estava sujeita a todos os tipos de prejuízos que podem decorrer dessa tubulação deteriorada”, comentou o prefeito Denis Andia.

 

A obra compreende a substituição desses materiais de ferro por tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) com especificações que atendem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e seguem sendo instalados pelas calçadas.

 

A medida garante a qualidade da água para cerca de 8 mil habitantes dessa parte antiga do município, além dos benefícios com a melhora na pressão da água e a redução das manutenções na rede. A obra contempla ainda a instalação da adutora de PEAD pela Rua XV de Novembro, que substituirá a existente de material de amianto na Rua Riachuelo.

 

 

DAE/Prefeitura

Comentários

Notícias relacionadas